Chapada irá receber 40 homens da Defesa Nacional, diz secretário - Ibicoara de Todos

Chapada irá receber 40 homens da Defesa Nacional, diz secretário

Equipe de reforço irá chegar na tarde deste sábado (21), afirma Spengler.
Sema estima que 30 mil hectares tenham sido atingidos por incêndio.


Informações G1 BA
Fogo já atingiu cerca de 30 mil hectares da Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/ICMBio)
Fogo já atingiu cerca de 30 mil hectares da Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/ICMBio)
O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, afirmou ao G1 que 40 homens da Defesa Nacional chegam à Chapada Diamantina na tarde deste sábado (21) para auxiliar no combate ao incêndio que atinge a região central do estado. Até a manhã deste sábado, a estimativa é de que o fogo tenha atingido cerca de 30 mil hectares.
Conforme Spengler, apesar da chegada dos homens da Defesa Nacional, o fogo está sob controle. "A situação está menos crítica. Isso não significa que o incêndio foi extinto, significa que estamos tendo maior controle", afirma.  
No momento, o secretário Spengler afirma que dois pontos demandam maior atenção: a região de Folha Larga, no município de Palmeiras; e a de Morro Branco, na cidade de Lençóis. "São os locais que mais preocupam hoje", ressaltou.
Spengler também afirma que a perspectiva de chuva anima os brigadistas na região. Em cidades que envolvem o Parque Nacional da Chapada Diamantina chove desde a sexta-feira (20). Dentre elas estão Pindobaçu, Rio de Contas, Piatã e Abaíra. "Aqui [], as nuvens estão bastante carregadas. Estamos nesta expectativa", ressaltou.
MPF investiga
O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, centro-norte da Bahia, abriu uma investigação para apurar as providências adotadas pelo Governo do Estado e órgãos ambientais em combate ao incêndio que atinge a Chapada Diamantina. A procuradoria cobra às entidades explicações sobre as medidas adotadas no controle do fogo, além de informações sobre os focos das chamas e os danos causados.
O procedimento preparatório instaurado na segunda-feira (16) provocou a unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia e a Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sema).
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp