Brigadistas combatem focos de incêndio na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Brigadistas combatem focos de incêndio na Chapada Diamantina

Neblina ajudou a controlar as chamas em Ibicoara e no Vale do Capão.
Na manhã desta quarta-feira, equipes realizam operação de rescaldo.


Informações G1 BA
Brigadistas combatem focos de incêndio na Chapada Diamantina. (Foto: Tayne Luz Casca/Casca Public)

O incêndio florestal que atingiu o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi controlado durante a madrugada desta quarta-feira (11). Segundo informações da Secretaria de Turismo da cidade, uma neblina ajudou os brigadistas no combate às chamas, que se alastravam desde o último domingo (8).

De acordo com informações da secretária de turismo, Tatiane Portela, as equipes que ajudaram a controlar as chamas permanecerão na cidade pelas próximas 48 horas como medida de prevenção para o caso do fogo retornar. "Todo suporte que recebemos nos últimos dias permanecerão conosco. Ainda podem existir focos de incêndio que gerem um risco para a população", disse.
Além do corpo de bombeiros de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, também ajudaram no combate ao fogo a brigada federal Previfogo Roseli Nuves, as brigadas municipais Bicho do Mato, ACVIB e Radical Chapada, além das brigadas voluntárias Barra de Estiva e Fazenda Igarashi. O governo do estado da Bahia colaborou com um helicóptero e dois aviões de combate ao fogo.
Vale do Capão
Os focos de incêndio dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região do Morro Branco, no Vale do Capão, foram controlados pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), por volta das 23h da última terça-feira (10).
Na manhã desta quarta-feira (11), os brigadistas retornam ao parque para realizar o trabalho de rescaldo, onde possíveis focos de novos incêndios são investigados e combatidos. De acordo com informações de membros da ACV-VC, os focos de incêndio estão sendo combatidos há mais de uma semana no Vale do Capão.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp