Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara na Chapada Diamantina

Descubra a incrível Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara, Bahia: uma experiência inesquecível na Chapada Diamantina.

Por Rodrigo Anjos | Ibicoara de Todos
Longa queda d’água em meio ao espetacular cânions forrado em verde e a água branca devido a altura que faz virar fumaça.
Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara. (Foto: @rafael_fernandop)

A Cachoeira da Fumacinha é um dos mais belos e impressionantes atrativos naturais da região de Ibicoara, localizado no coração da Chapada Diamantina, no estado da Bahia. Com suas quedas d'água de mais de 100 metros de altura, a cachoeira é um verdadeiro espetáculo da natureza que encanta os visitantes que se aventuram a conhecê-la.

Para chegar até a Cachoeira da Fumacinha, é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 12 km, que pode ser considerada de nível moderado a difícil, pois apresenta muitas subidas e descidas íngremes, além de trechos com pedras e raízes expostas. No entanto, a vista panorâmica da cachoeira no final do percurso é uma recompensa que vale a pena todo o esforço.


Ao se aproximar da Cachoeira da Fumacinha, os visitantes são recepcionados pelo som ensurdecedor da água que despenca da cachoeira, formando uma densa cortina de fumaça, que se espalha pela região. A paisagem é de tirar o fôlego, com as paredes de pedra imponentes que circundam a queda d'água que forma uma piscina natural embaixo da cachoeira.

Espetacular cânions visto por cima em meio ao verde da natureza e o céu azul e serras no horizonte.
Fumacinha por cima. (Foto: Joaabe Soares)

Para os mais aventureiros, é possível fazer um rapel de 60 metros até a base da cachoeira, proporcionando uma visão ainda mais impactante da Fumacinha. Além disso, é possível fazer trilhas pela região, explorar outras cachoeiras próximas e conhecer a fauna e flora típicas da região da Chapada Diamantina.

A Cachoeira da Fumacinha é um dos principais atrativos turísticos de Ibicoara e da Chapada Diamantina, sendo muito procurada por turistas que buscam contato com a natureza e aventura. No entanto, é importante ressaltar que a preservação do meio ambiente é essencial para garantir a perpetuação da beleza natural da região. Por isso, é necessário seguir as regras de conduta e preservação durante a visita à cachoeira e suas proximidades.


É importante ressaltar que a visita à Cachoeira da Fumacinha deve ser feita com um guia local, que conhece bem a região e pode orientar os visitantes sobre as melhores opções de passeio e as medidas de segurança necessárias. Além disso, os guias conhecem as histórias e lendas locais, tornando a visita ainda mais enriquecedora.


Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp