Cachoeira do Buracão em Ibicoara na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Cachoeira do Buracão em Ibicoara na Chapada Diamantina

A Cachoeira do Buracão é uma das mais belas atrações naturais do país e uma visita obrigatória para quem está na região da Chapada Diamantina

Por Rodrigo Anjos | Ibicoara de Todos 
Duas pessoas descendo em rapel na Cachoeira do Buracão em frente de uma queda d’água em um imenso cânion.
Rapel na Cachoeira do Buracão (Foto: @ibicoara.aventura)

A Cachoeira do Buracão, localizada na cidade de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, é uma das atrações naturais mais impressionantes da Bahia. Com uma queda d'água de mais de 80 metros, a cachoeira é um verdadeiro espetáculo da natureza, que encanta a todos que a visitam.

Para chegar à Cachoeira do Buracão, é preciso fazer uma trilha de cerca de 3 km, que começa em um estacionamento próximo ao Rio Espalhado.  A caminhada embora cansativa em alguns momentos tem grau de dificuldade leve a moderado, e é recompensada pela beleza da paisagem, que inclui mata nativa, cânions, paredões de pedra e riachos.


Ao chegar à cachoeira, é impossível não se impressionar com a grandiosidade da queda d'água e com a força da correnteza. O poço formado pela cachoeira, convidam os visitantes a um mergulho revigorante. É possível também fazer um passeio de barco pelo poço da cachoeira, para apreciar a vista de um ângulo diferente.

Além da beleza da cachoeira em si, a região da Cachoeira do Buracão considerada uma das mais belas do país, oferece outras atrações naturais, como o Buracãozinho, a Cachoeira das Orquídeas e a Cachoeira do Recanto Verde. A região também é famosa pela prática de esportes de aventura, como rapel, escalada e trekking, que podem ser realizados com a ajuda de guias locais profissionais do esporte.

Cachoeira das Orquídeas (Foto: Guia @tim_dantas)
Cachoeira das Orquídeas (Foto: Guia @tim_dantas)

No entorno da cachoeira, há uma infraestrutura turística que inclui estacionamento, banheiros, restaurante e lojas de artesanato. No entanto, é importante lembrar que a região é protegida por lei, e é necessário seguir as normas de preservação ambiental, como não deixar lixo na trilha e não retirar plantas ou animais da região.

A Cachoeira do Buracão é uma das mais belas atrações naturais do país e uma visita obrigatória para quem está na região da Chapada Diamantina. Com sua beleza impressionante e sua infraestrutura turística bem organizada, a cachoeira é um destino ideal para quem busca contato com a natureza e aventura.

Camping Quintal de Casal | @camping.quintal.d.casa
Camping Quintal de Casal | @camping.quintal.d.casa


Na década de 90, foram descobertas cachoeiras em Ibicoara, o que deu início ao desenvolvimento do turismo ecológico na região. Atualmente, essa forma de turismo é uma realidade em Ibicoara, que oferece várias opções de hospedagem, como hotéis, pousadas e áreas de camping, gerenciadas com uma nova consciência de turismo sustentável. O objetivo é proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento econômico a longo prazo.

O turismo é uma importante fonte de renda para a cidade e conta com guias turísticos para acompanhar os visitantes nas trilhas e passeios, sendo necessário e obrigatória a contratação de um guia para visitar as cachoeiras.

Ibicoara é um destino turístico imperdível para aqueles que desejam se conectar com a natureza e a cultura local. Com suas cachoeiras, montanhas e trilhas, a cidade encanta os visitantes e oferece experiências únicas e inesquecíveis.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp