Vale do Pati, na Chapada Diamantina, volta a receber visitantes a partir da próxima semana - Comando Brasil

Vale do Pati, na Chapada Diamantina, volta a receber visitantes a partir da próxima semana

 Medida foi divulgada nesta segunda-feira (19), pelo ICMBio.

Informações G1 BA

Panorâmica da rampa do Vale do Pati (Foto: Carlos Perez Couto)
Panorâmica da rampa do Vale do Pati (Foto: Carlos Perez Couto)

A tradicional comunidade do Vale do Pati, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, volta a receber visitantes a partir da próxima segunda-feira (26). As reservas para hospedagem nas casas dos moradores da localidade já podem ser feitas pelos turistas, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As visitas estavam suspensas há mais de um ano, por causa da pandemia.

De acordo com o ICMBio, sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas para seguir os protocolos sanitários de combate ao coronavírus. A hospedagem nas residências dos nativos está entre as principais atrações do Vale do Pati, que passa a trabalhar com 50% da sua capacidade total. As reservas devem ser feitas com uma semana de antecedência.

Nesta primeira fase de retomada das atividades no Vale do Pati, não estão permitidos acampamentos, exceto para condutores de visitantes nas áreas de campings das casas de apoio, pois não será possível o compartilhamento de dormitórios com condutores de grupos diferentes. A restrição visa reduzir o fluxo turístico durante a abertura gradual.

O trekking do Vale do Pati é considerado um dos mais bonitos do mundo e é um dos roteiros mais procurados da Chapada Diamantina. As visitas aos pontos turísticos devem ser agendadas para evitar aglomerações e minimizar impactos ambientais. Os interessados também devem consultar, através da internet, quais atrativos do Parque Nacional que estão abertos, as medidas sanitárias obrigatórias, além das normas ambientais.

Nesta terça-feira (20), o ICMBio, a Associação Comunitária do Vale do Pati e as prefeituras de Andaraí e Mucugê, irão promover uma live para tirar dúvidas sobre as novas normas de visitação.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp