Turismo Terapêutico na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Turismo Terapêutico na Chapada Diamantina

A natureza, o ecoturismo e o clima interiorano fazem da Chapada Diamantina um lugar ideal para transformar uma experiência turística em uma vivência terapêutica agradável.

Informações GuiaChapadaDiamantina
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A busca pelo autoconhecimento por meio de atividades e retiros com práticas e terapias holísticas vem atraindo cada vez mais visitantes para a terra de encantos. O conhecimento sobre o uso das ervas medicinais resguardado pela população local se soma aos saberes trazidos por estudiosos e pesquisadores da medicina natural de todo o mundo. A natureza, o ecoturismo e o clima interiorano fazem da Chapada Diamantina um lugar ideal para transformar uma experiência turística em uma vivência terapêutica agradável.


Yoga

Foto: Patricia Rangel
Foto: Patricia Rangel

O Yoga, filosofia que trabalha a harmonização do corpo com a mente, utilizando técnicas de respiração (pranayamas), meditação e posturas corporais (ásanas) é bastante praticado na Chapada Diamantina. No Vale do Capão são realizados diversos retiros, mas a prática pode ser realizada durante um passeio – há agências que oferecem o serviço de acompanhamento com professores – ou em aulas oferecidas em espaços terapêuticos. Em Lençóis, existem pousadas e outros espaços que oferecem aulas em grupo e avulsas nos estilos Hatha Yoga, Ashtanga, além de meditação e mantras.

Massagem

Foto: Lu Puigross
Foto: Lu Puigross

Para aliviar a tensão muscular trazida na bagagem ou adquirida em um trekking mais puxado, as massagens são uma ótima opção e a Chapada Diamantina reúne profissionais com técnicas diversas. Alguns hotéis e pousadas oferecem espaços terapêuticos e indicam profissionais. Em Lençóis, a massagem com pedras quentes e óleos essenciais desenvolvida por Maria Massigoge proporciona uma sensação única. Há também opções de massagistas ayurvédicos. No Vale do Capão a massagem indiana com a terapeuta Manjula combina toques profundos com alongamentos.


Aromaterapia

Foto: Thais de Albuquerque
Foto: Thais de Albuquerque

A aromaterapia utiliza os aromas concentrados de plantas em óleos essenciais para tratamento alternativo ou complementar de diversas doenças. Cursos de introdução à Aromatologia, Psicoaromaterapia e o Sistema dos Treze Aromas e Sinergias são realizados com frequência na região, formando diversos profissionais que oferecem estes tratamentos e/ ou conciliam os conhecimentos a outras técnicas terapêuticas.

Dr. Áureo

Dr. Aureo (Foto: Mariane Riane)
Foto: Mariane Riane

Áureo Augusto é conhecido por sua atuação na área das práticas integrativas e complementares e por haver introduzido na Bahia, há mais de 30 anos, o parto domiciliar planejado. Atende pessoas de todo o mundo que viajam para o Vale do Capão em busca de seus atendimentos, onde faz uso de diversas fontes de tratamento. Há mais de dez anos trabalha na Unidade de Saúde da Família do Vale do Capão, que se tornou referência pela Secretaria de Saúde do Estado e possui um programa de estágio com a Universidade Federal da Bahia, proporcionando a vinda de jovens formandos do Brasil inteiro para o Vale do Capão.


Thetahealing

Thetahealing (Foto: Thyago Rigoni)
Foto: Thyago Rigoni

A técnica propõe a cura energética por meio da identificação de crenças, sentimentos e padrões bloqueadores. Na Chapada Diamantina são oferecidos cursos de formação e atendimentos. O Vale do Capão tornou-se uma referência no desenvolvimento da técnica, inclusive por ter sido a primeira localidade do Brasil a incluí-la no atendimento do SUS. 

Ervas

As casas de ervas são muito comuns por toda a Bahia. Os guias locais costumam caminhar pelas serras apontando plantas endêmicas com poderes de cura, à exemplo da Arruda da Serra, excelente para sinusite. No povoado do Remanso, a Raizeira Judite tem em seu quintal uma incrível variedade de plantas para chás e benzimentos. No Povoado de Igatu, os guias Chicão e Chiquinho são referências no domínio das plantas nativas. Em Piatã, existem produções de ervas medicinais específicas para criação de cosméticos naturais. Em Utinga, os Índios Payayas cultivam mais de 70 tipos de ervas medicinais.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp