‘Programa Amigos da Onça’ recebe doações de equipamentos para monitoramento de animais silvestres - Ibicoara de Todos

‘Programa Amigos da Onça’ recebe doações de equipamentos para monitoramento de animais silvestres

As câmeras serão utilizadas para realização de trabalhos de monitoramento de fauna, especialmente de felinos, no estado da Bahia.

Informações Site do MP-BA
‘Programa Amigos da Onça’ recebe doações de equipamentos para monitoramento de animais silvestres (Foto: Divulgação/MP-BA)
‘Programa Amigos da Onça’ recebe doações de equipamentos para monitoramento de animais silvestres (Foto: Divulgação/MP-BA)

O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça especializada em Meio Ambiente de âmbito regional, com sede em Jacobina, realizou a doação de 20 câmeras fotográficas do tipo TRAP, acompanhada de acessórios, 27 cartões de memória, bem como 216 pilhas alcalinas AA ao ‘Programa Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga’. 

Os equipamentos foram obtidos pelo MP a partir de Termos Circunstanciados Criminais decorrentes da prática de crimes ambientais de menor potencial ofensivo, que foram identificados durante a 44ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada na região em 2019, bem como em Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) firmado com uma empresa de engenharia.

As câmeras serão utilizadas para realização de trabalhos de monitoramento de fauna, especialmente de felinos, no estado da Bahia, prioritariamente na região do Boqueirão da Onça, suas Unidades de Conservação e entornos. 

As imagens e dados obtidos poderão ser utilizados em pesquisas científicas, procedimentos do Ministério Público, trabalhos de conservação , campanhas e atividades de educação ambiental e publicitárias, relatórios técnicos, além de uso em redes sociais, livros e-books, com a devida citação da fonte. 

O ‘Amigos da Onça: Grandes Predadores e Sociobiodiversidade na Caatinga’ é vinculado ao ‘Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais - Pró-Carnívoros’. O programa atua desde 2012 em diversas comunidades no norte da Bahia, na região do Boqueirão da Onça, que hoje integra um polígono de Unidades de Conservação Federais. As bandeiras do programa são dois grandes felinos, a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor), que norteiam ações de pesquisa e intervenção de forma interdisciplinar.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp