ICMBio anunciou a retomada das atividades de visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

ICMBio anunciou a retomada das atividades de visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina

Os turistas precisam agendar as visitas previamente pela plataforma digital 'Janoo' e manter os protocolos de segurança contra a covid-19.

Informações Jornal da Chapada

Cachoeira das orquídeas Ibicoara Chapada Diamantina na Bahia (Foto: Instagram - Guia @tim_dantas)
Cachoeira das orquídeas Ibicoara Chapada Diamantina na Bahia (Foto: Instagram - Guia @tim_dantas)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a retomada das atividades de visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) após o cumprimento do decreto estadual que suspendeu as atividades não essenciais durante o feriado da ‘Semana Santa’. O PNCD tem 152 mil hectares de terras e abrange os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

Na região, a pandemia da covid-19 causou a lotação de 96% da ocupação dos leitos de UTIs disponíveis em Seabra, Irecê e Itaberaba. Visando conter a disseminação do novo coronavírus e para reduzir essa taxa de ocupação, o ICMbio continua com algumas medidas para garantir segurança dos visitantes. Todas as visitas aos pontos turísticos continuarão sendo agendadas previamente pela plataforma Janoo com o intuito de controlar o fluxo de visitante e evitar aglomerações.

Os visitantes também devem seguir com os protocolos de segurança, como utilizar máscara durante todo o período no interior do parque, formar grupo de no máximo 10 pessoas, manter o distanciamento de dois metros de outros visitantes e não compartilhar equipamentos.

“Estou doido para retornar à Chapada Diamantina para conhecer mais sobre suas belezas naturais. Vou aproveitar a abertura para conseguir um preço bom de hospedagem e contratar um guia para ficar lá, pelo menos, por uma semana com minha namorada”, salienta o assessor político da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o soteropolitano Leandro Oliveira.

Já estão abertas as visitação em alguns atrativos como as trilhas das cachoeiras do Sossego, da Moça Loira, da Fumacinha por cima, da Cachoeira do Capivari, do Mixila, do Palmital, do Pai Inácio-Barro Branco, Trilha do Rio Preto, Cascalheira (planetário), Cachoeira 21 e a Trilha da Cachoeira do Bate-Palmas.

A lista de atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina autorizados para visitação está no site. E caso algum atrativo do parque não esteja neste site, ou esteja com calendário indisponível, é porque a visitação não está autorizada naquele momento. Escolha outra opção.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp