Brigadistas de Barra da Estiva combatem incêndio no Morro Santa Bárbara e reclamam da falta de equipamentos - Comando Brasil

Brigadistas de Barra da Estiva combatem incêndio no Morro Santa Bárbara e reclamam da falta de equipamentos

Vídeos mostram a situação de combate e o estrago que as chamas causaram à vegetação do local.

Informações Jornal da Chapada

Apenas a prefeitura local está dando assistência com logística e alimentação (Foto: Divulgação)
Apenas a prefeitura local está dando assistência com logística e alimentação (Foto: Divulgação)

Um incêndio florestal de grande proporção foi combatido rapidamente e controlado por brigadistas voluntários na região do Morro Santa Bárbara, município de Barra da Estiva, no sul da Chapada Diamantina, mesmo sem os devidos equipamentos para a ação. Nesta quinta-feira (8), em contato com o Jornal da Chapada, o presidente da Brigada ‘Os Guerreiros’, Edvaldo Miranda, disse que as chamas foram difíceis de controlar e que sem equipamentos adequados as chances de acidentes foram enormes. Mesmo com todos os esforços, o fogo retornou na noite desta quinta do outro lado do morro.

De acordo com Edvaldo, apenas a prefeitura local está dando assistência com logística e alimentação, mas que falta equipamentos de segurança para o combate. “Estamos sem equipamentos. Tanto que eu deixei o combate porque não estou com coturno apropriado para esse tipo de ação e queimei meu pé de manhã. E tem outro brigadista que também queimou o pé por falta de materiais, mas conseguimos controlar as chamas”, salienta o combatente. Ele atualizou os dados no início da noite desta quinta e disse que mais equipes seguem para o combate.

Ainda conforme Miranda, uma equipe tinha iniciado o processo de rescaldo e que teve ajuda de um carro-pipa para conter o fogo que destruiu quase 70% da vegetação do Morro Santa Bárbara, onde fica antenas de transmissões. “Estamos com apoio apenas da prefeitura municipal. O secretário de Meio Ambiente disponibilizou carro-pipa e almoço para as equipes. Ele tem usado o carro particular dele para carregar a gente para o combate. E com água deu para combater, fizemos o período de rescaldo, mas o fogo voltou de noite, e mais equipes vão para o combate”, completa. Existe combate a incêndio também entre Andaraí e Mucugê (veja aqui) Atualizado às 18h15.

Confira vídeo:



Compartilhar Google Plus

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar Whats