Itaetê é destino certo para curtir outras belezas da Chapada Diamantina durante final de ano - Ibicoara de Todos

Itaetê é destino certo para curtir outras belezas da Chapada Diamantina durante final de ano

Dentre eles estão o Poço Encantado, a 24,7 quilômetros da sede do município, além das grutas da Lapa do Bode, Natal e da Lagoa Preta, além das cachoeiras Encantada, Bom Jardim, Herculano, Roncador e Invernada.

Informações Jornal da Chapada
Poço Encantado (Foto: Reprodução)

O município de Itaetê, na Chapada Diamantina, pode ser o destino ideal para curtir esse final de ano na região. A cidade, que fica à margem direita do Rio Paraguaçu, conta com pontos turísticos dos mais belos da região.


Dentre eles estão o Poço Encantado, 24,7 quilômetros da sede do município, além das grutas da Lapa do Bode, Natal e da Lagoa Preta, além das cachoeiras Encantada, Bom Jardim, Herculano, Roncador e Invernada. O Paraguaçu por lá forma pequenas ilhas, praias, várias piscinas naturais e oferece recantos para banhos e piqueniques.

A caverna do Poço Encantado é formada no fundo de uma depressão coberta por uma vegetação composta de árvores, arbustos e ervas. O poço fica escondido no fundo de uma caverna e é acessível com o auxílio de cordas improvisadas. Seu formato é elíptico com teto abobadado lembrado o interior de uma catedral gótica.


No seu interior está localizado um poço de água cristalina e azulada, com um nível estável, formando um espelho com 110 metros de comprimento e 70 metros de largura, a profundidade variada entre 30 e 60 metros. Não é permitido nadar no poço.

Cachoeira Encantada
Recebe este nome pela sua beleza singular. Também possui uma queda de 180 m e uma maravilhosa trilha, intercalada de poços em formatos e tamanhos diversos. Plantas nativas e capões de mata, onde são vistos ocasionalmente macacos, jacus e patos selvagens dão um tom exótico ao local.


Gruta Lapa do Bode
Lapa do Bode é atração do município de Itaetê (Foto: Guia da Chapada Diamantina/Márcio Cabral)

É uma caverna aberta localizada à margem esquerda do rio. Uma distância de 22 quilômetros da sede e 150 metros da ponte à BA-142, estrada que liga a cidade de Itaetê a Mucugê e Andaraí. A caverna é constituída de várias galerias longitudinais e outras transversais, formando um impressionante labirinto.

No local, o visitante ainda pode encontrar exuberantes formações rochosas com estalagmites e estalactites. Já a Cachoeira do Herculano é uma cachoeira com 120 metros de altura, partindo de uma trilha sob o Rio Aracuã, com pedras roladas e passagem pelo poção.


Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp