Estudantes de Brejões conhecem patrimônios históricos e ambientais da Chapada Diamantina - Comando Brasil

Estudantes de Brejões conhecem patrimônios históricos e ambientais da Chapada Diamantina

Na aventura rumo ao conhecimento, os estudantes visitaram locais como o Centro Histórico e Mirante de Lençóis, Ribeirão do Meio, Serrano, Salão de Areia entre 

Informações Jornal da Chapada
(Foto: Divulgação/SEC)
Para os estudantes do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no município de Brejões, no centro-sul da Bahia, aprender sobre História e Geografia nunca foi tão divertido. Através do projeto ‘Conhecendo a Bahia’, que é desenvolvido na escola há nove anos, os estudantes caem na estrada para conhecer de perto aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais de diversas cidades do território baiano. No último fim de semana, o destino foi Lençóis, onde eles percorreram os pontos turísticos da Chapada Diamantina, nesta que foi a 50ª viagem realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio ambiental e histórico da região.  


Na aventura rumo ao conhecimento, os estudantes visitaram locais como: Centro Histórico e Mirante de Lençóis, Ribeirão do Meio, Serrano, Salão de Areia, Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha, Poço Halley, Rio Mucugezinho, Pedra do Pato e Poço do Diabo. Para o professor de História e Filosofia, João Tosta Neto, que acompanhou os estudantes do 3º ano, na viagem, a atividade reflete diretamente no aprendizado dos estudantes.

“Cada viagem oportuniza que o aluno conheça outros lugares da Bahia em uma aula de campo que proporciona conhecimento e intercâmbio cultural e humano. Ao final de cada vigem, eles produzem um relatório no qual descrevem suas percepções sobre os pontos observados”, explicou o educador. O estudante Roberto Novais, 19, revelou que esta foi sua segunda viagem através do projeto. “Minha primeira viagem foi pata Morro de São Paulo e gostei bastante e, agora, acabamos de retornar da Chapada Diamantina, que é uma região com uma imensa riqueza natural. Foi uma experiência incrível para todos nós”, disse. 


Quem também ficou encantada com os diferentes cenários, que vão desde igrejas a rios e montanhas, foram as estudantes Franciele Silva Rabelo e Matildes Silva Nascimento, ambas com 16 anos.. “Foi uma experiência riquíssima que vamos levar para a nossa vida, pois conhecemos lugares muito belos e outros com importante contexto histórico e cultural”, disse Matildes. Já Franciele acrescentou que “cada lugar tem seu encanto e importância para a sociedade e, por isso, devemos preservar e valorizar”, destacou a estudante.

Além de Lençóis, o colégio já levou estudantes para conhecer os patrimônios e riquezas naturais de cidades e locais como Cachoeira, Salvador, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Ilhéus, Itacaré e, até mesmo, o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié. A próxima viagem será no dia 18 de maio, desta vez com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, com destino a Morro de São Paulo. As informações são da SEC.


Compartilhar Google Plus

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar Whats

0 Comentários:

Postar um comentário