Ambientalistas pedem ao MP proibição de extração mineral na Serra do Orobó na Chapada Diamantina - Comando Brasil

Ambientalistas pedem ao MP proibição de extração mineral na Serra do Orobó na Chapada Diamantina

A serra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico, que é protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora

Informações Jornal da Chapada
Serra do Orobó  entre Ruy Barbosa e Itaberaba (Foto: André Lacerda)
Serra do Orobó entre Ruy Barbosa e Itaberaba (Foto: André Lacerda)
Ambientalistas moradores da região da Serra do Orobó, que fica entre os municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba, ambos na Chapada Diamantina, estão se mobilizando para fazer com que o Ministério Público Estadual (MPE) proíba quaisquer atividades de mineração na serra. Segundo eles, o lugar “corre risco de um desastre ambiental irreversível pelas atividades de mineração da empresa Rica Mina LTDA”. A serra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), que é protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora.


A questão é que as atividades de mineração podem contaminar as águas e mananciais e prejudicar a fauna e flora de toda a região. Sendo que a serra tem grande importância e valor para toda a população que usufrui da área como lazer e esporte, para a região, por conta das nascentes. Para eles “Este ecossistema precisa ser preservado e não precisa da exploração de minério. Existem outras formas de trazer benefícios econômicos através da preservação, como o turismo ecológico e esportes ligados a natureza, como o trekking”, disse o grupo em nota divulgada na internet.
Compartilhar Google Plus

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar Whats

0 Comentários:

Postar um comentário