Conheça 7 alimentos típicos da Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Conheça 7 alimentos típicos da Chapada Diamantina

 No quesito “gastronomia”, sua viagem à Chapada Diamantina certamente será um sucesso!

Informações Guia Chapada Diamantina
(Foto: Shutterstock)
Viajar é bom e todo mundo gosta. Além de ser uma oportunidade de conhecer lugares novos, se divertir e fugir da rotina, uma das melhores partes da viagem, sem dúvida, é comer!

A experiência de provar alimentos típicos dos destinos que visitamos nos aproxima daquela cultura e dos costumes locais, tornando-se um dos grandes aprendizados que podemos levar para a casa depois.

Na Chapada Diamantina há uma cena gastronômica cada vez mais crescente e diversificada, com um número expressivo de restaurantes que oferecem desde comida caseira até cozinha mediterrânea, passando pela italiana, espanhola e mexicana. Tem também as hamburguerias, cafeterias, tapiocarias, creperias, pizzarias, entre outras opções. 


No que diz respeito à culinária típica da Chapada, apontamos pratos com influência da tradição dos garimpeiros com toques da comida nordestina, muitas frutas verdes e ótimos temperos. Outra característica da culinária da Chapada é o uso de ingredientes orgânicos produzidos na região e a valorização das habilidades culinárias que são passadas de geração em geração.

Resumindo, no quesito “gastronomia”, sua viagem à Chapada Diamantina certamente será um sucesso!
Agora, vamos ao que interessa. Selecionamos alguns ingredientes típicos da região que você pode experimentar:

1. Café
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Juca Badaró)
A região da Chapada Diamantina apresenta as características ideais para o cultivo do grão. Entre as diversas cidades produtoras, algumas são premiadas nacional e internacionalmente, como Piatã, Mucugê e Ibicoara. Você pode ter o prazer de degustar cafés espressos, coados, drinks e outras bebidas à base de cafés especiais em cafeterias, restaurantes ou nos cafés da manhã oferecidos pelas hospedagens locais.
Depois de experimentá-los, é quase obrigatório levar alguns pacotinhos para casa e também dar de presente a seus amigos e familiares.
Na foto acima, temos um milkshake de café com chocolate e uma linda imagem dos cafés sendo torrados na fazenda do café Rigno, em Piatã. 


2. Palmito de Jaca
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Site Tempero Alternativo)
Virou febre entre os vegetarianos de todo o Brasil por funcionar muito bem como alternativa à carne.
Na Chapada tem muita jaca e dela tudo se aproveita, desde a casca até os caroços. Quando está verde e dura, seu miolo é parecido com um palmito de sabor neutro e textura firme, que pode ser desfiado quando cozido. Após temperado, torna-se um ótimo recheio para tortas, pasteis, salgados, moquecas e escondidinhos. Quem já visitou a Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, certamente experimentou os pasteis e as coxinhas de palmito de jaca que tem na base da trilha e são deliciosas!
O prato da foto é uma lasanha de palmito de jaca acompanhada de farofa de banana-da-terra com erva-doce, salada de capeba e creme de dendê.

3. Palma
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Site Tudo Natural)
Típica do semiárido nordestino, a paisagem forrada de palmas é um cenário que você provavelmente irá presenciar ao se deslocar de uma cidade para a outra, na região. É um cacto utilizado para alimentar animais, mas que vem sendo combinado de diferentes maneiras na culinária, além de ser muito nutritivo. A forma mais comum de vê-la nos restaurantes locais é picada, cozida e adicionada a temperos.
A receita da foto chama-se Frigideira de Palma. 


4. Cuscuz
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Google)
Feito de farinha de milho, o cuscuz é muito comum no Nordeste. Além de nutritivo, pode ser servido somente com sal e bastante manteiga ou preparado com uma variedade imensa de ingredientes, que vão desde a combinação de queijo e presunto até carne seca, ovos, tomates, castanhas e temperos.
Na foto, o cuscuz é feito com Monguba, uma castanha que tem dentro de uma fruta parecida com o cacau. Suas castanhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas.

5. Beiju ou tapioca
(Foto: Google)
Além de ser uma delícia, o beiju feito a partir da fécula de mandioca tem sido cada vez mais consumido como uma alternativa mais saudável ao consumo do tradicional pão. Também é um alimento muito versátil, já que pode ser servido com recheios doces, salgados ou somente na manteiga.
A vantagem de consumi-lo na Chapada é que a oferta da massa feita por casas de farinhas locais te proporciona um alimento fresco e sustentável. 


6. Taioba
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Site Portal do Holanda)
Rica em nutrientes, a taioba é uma planta muito comum nas hortas brasileiras, mas são pouco consumidas. Suas folhas lembram as do inhame. Tem perfil nutricional riquíssimo e é mais comum sendo preparada pela comunidade local.
A receita ilustrada é uma Quiche de Taioba.

7. Manga verde
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Pixabay)
Na terra onde tudo se aproveita, o suco de manga pode ser verde e com cascas. O fruto verde tem mais vitamina C do que o maduro e a casca tem mais cálcio e fibras do que a polpa. Quer mais motivos para experimentar um desses geladinho após um longo dia de caminhada?

Conteúdo baseado no livro Culinária Sustentável da Chapada Diamantina, da editora Senac (2015). 

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp