No quesito “gastronomia”, sua viagem à Chapada Diamantina certamente será um sucesso!
Informações Guia Chapada Diamantina(Foto: Shutterstock) |
A experiência de provar alimentos típicos dos destinos que visitamos nos aproxima daquela cultura e dos costumes locais, tornando-se um dos grandes aprendizados que podemos levar para a casa depois.
Na Chapada Diamantina há uma cena gastronômica cada vez mais crescente e diversificada, com um número expressivo de restaurantes que oferecem desde comida caseira até cozinha mediterrânea, passando pela italiana, espanhola e mexicana. Tem também as hamburguerias, cafeterias, tapiocarias, creperias, pizzarias, entre outras opções.
No que diz respeito à culinária típica da Chapada, apontamos pratos com influência da tradição dos garimpeiros com toques da comida nordestina, muitas frutas verdes e ótimos temperos. Outra característica da culinária da Chapada é o uso de ingredientes orgânicos produzidos na região e a valorização das habilidades culinárias que são passadas de geração em geração.
Resumindo, no quesito “gastronomia”, sua viagem à Chapada Diamantina certamente será um sucesso!
Agora, vamos ao que interessa. Selecionamos alguns ingredientes típicos da região que você pode experimentar:
1. Café
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Juca Badaró) |
Depois de experimentá-los, é quase obrigatório levar alguns pacotinhos para casa e também dar de presente a seus amigos e familiares.
Na foto acima, temos um milkshake de café com chocolate e uma linda imagem dos cafés sendo torrados na fazenda do café Rigno, em Piatã.
2. Palmito de Jaca
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Site Tempero Alternativo) |
Na Chapada tem muita jaca e dela tudo se aproveita, desde a casca até os caroços. Quando está verde e dura, seu miolo é parecido com um palmito de sabor neutro e textura firme, que pode ser desfiado quando cozido. Após temperado, torna-se um ótimo recheio para tortas, pasteis, salgados, moquecas e escondidinhos. Quem já visitou a Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, certamente experimentou os pasteis e as coxinhas de palmito de jaca que tem na base da trilha e são deliciosas!
O prato da foto é uma lasanha de palmito de jaca acompanhada de farofa de banana-da-terra com erva-doce, salada de capeba e creme de dendê.
3. Palma
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Site Tudo Natural) |
A receita da foto chama-se Frigideira de Palma.
4. Cuscuz
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Google) |
Na foto, o cuscuz é feito com Monguba, uma castanha que tem dentro de uma fruta parecida com o cacau. Suas castanhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas.
5. Beiju ou tapioca
(Foto: Google) |
A vantagem de consumi-lo na Chapada é que a oferta da massa feita por casas de farinhas locais te proporciona um alimento fresco e sustentável.
6. Taioba
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Site Portal do Holanda) |
A receita ilustrada é uma Quiche de Taioba.
7. Manga verde
(Foto 1: Açony Santos - Foto 2: Pixabay) |
Conteúdo baseado no livro Culinária Sustentável da Chapada Diamantina, da editora Senac (2015).
Compartilhar WhatsApp