TCM tem novo presidente - Ibicoara de Todos

TCM tem novo presidente

Informações ASCOM TCM-BA
(Foto: Divulgação)
O governador da Bahia, Rui Costa, deve participar da posse do novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que será realizada nesta segunda-feira (11/03), às 10:30 horas, no Plenário do TCM. Da solenidade devem participar também os senadores baianos, Otto Alencar, Jaques Wagner, os presidentes dos poderes Judiciário, desembargador Gesivaldo Brito, e Legislativo, deputado Nelson Leal, além de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de municípios de todo o estado. 

O conselheiro Plínio Carneiro Filho foi eleito por aclamação para exercer a presidência do TCM no biênio 2019 a 2021. A mesa diretora da corte será composta também pelo conselheiro Raimundo Moreira, eleito vice-presidente, e pelo conselheiro Fernando Vita, que foi escolhido para a Corregedoria. Plínio Carneiro substitui na presidência o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que assume a direção da Escola de Contas do TCM.
Plínio Carneiro Filho, que agora assume o comando da corte de contas, foi o primeiro servidor do corpo técnico do TCM, concursado, a ascender ao cargo de conselheiro, em vaga não destinada a auditor. Ele começou a trabalhar no TCM no final da década de 1980, exercendo cargo comissionado, mas se inscreveu e foi aprovado em concurso público para a função de Analista Técnico de Controle Externo. Em 2010 foi indicado pelo então governador Jaques Wagner e aprovado pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro, na vaga decorrente da aposentadoria do hoje senador Otto Alencar. 

O novo presidente do TCM tem 49 anos e é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós graduado em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Tem ainda cursos de especialização em Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Orçamento e contabilidade Pública. E no ano passado foi eleito para ocupar uma das diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp