Especialistas alertam para ‘Momo do WhatsApp’: ‘Usada por criminosos’

Imagem que viralizou na internet também é usada por bandidos para conseguir informações pessoais das vítimas

Informações bahia.ba
(Foto: Reprodução/ Twitter)

Uma imagem que viralizou no WhatsApp nas últimas semanas pode representar um risco real para quem decide entrar na “brincadeira”. Especialistas que pesquisam o fenômeno “Momo do WhatsApp”, uma figura com olhos esbugalhados e aparência aterrorizante, indicam que o artifício pode ser utilizado por pessoas mal intencionadas e ultrapassar o limite de “lenda urbana”.
A teoria que prevalece, segundo matéria da BBC, é a de que um usuário do WhatsApp espalha rumores de Momo. Desta conta, enviaria mensagens inquietantes para quem entrou em contato, e chega a insinuar que tem informações pessoas sobre a pessoa. Segundo o especialista Rodrigo Nejm, cada vez mais se multiplicam perfis de Momo no aplicativo.

Rodrigo Njem, fundador da ONG Safenet, alerta para os riscos do viral: “É mais uma isca usada por criminosos para roubar dados e extorquir pessoas na internet”, explicou. Na Espanha, a Polícia Nacional reforçou que “é melhor ignorar desafios absurdos que entram em moda”.
O brasileiro ressalta que é importante que os pais fiquem ligados no uso que os filhos fazem da tecnologia e observem de perto.
“”Pais devem orientar seus filhos de que é mais um golpe e deixar claro para eles que é importante proteger seus dados pessoais na internet”, diz Nejm. Ele pondera e afirma que “ter domínio do aparelho não significa ter maturidade”.

Compartilhar Google Plus

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar Whats

0 Comentários:

Postar um comentário