Morre Ruth Escobar, uma das maiores atrizes do teatro no Brasil

Morre Ruth Escobar, uma das maiores atrizes do teatro no Brasil

Fundadora da companhia Novo Teatro, onde montou grandes clássicos, ela tinha 81 anos e sofria da doença de Alzheimer

Informações bahia.ba
(Foto: Divulgação)

A atriz e produtora Ruth Escobar morreu nesta quinta-feira (5), aos 81 anos, em São Paulo. Ela sofria de Alzheimer e estava internada no Hospital 9 de Julho, na Bela Vista. A informação foi divulgada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp).
Maria Ruth dos Santos Escobar nasceu no Porto, em Portugal, em 1936, e se mudou para o Brasil em 1951. Ela foi uma das mais notáveis personalidades do teatro brasileiro, empreendedora de muitos projetos culturais, especialmente comprometidos com a vanguarda artística.
O velório aconteceu no fim da tarde da mesma quinta, no teatro que leva o nome da atriz, que também fica na Bela Vista. A filha de Ruth, a cantora e atriz Pat Escobar, lamentou a morte da mãe em sua página no Facebook. “Partiu! Mãe! Saudades de tudo! O Christian estará aí para te receber! Agora só amor, paz, descanso… saudade!”, dizia a mensagem.
Ruth Escobar montou a companhia Novo Teatro, com o diretor Alberto D’Aversa, e protagonizou peças escritas ou dirigidas pelo marido, Carlos Henrique Escobar. Ela foi a estrela de espetáculos como “Antígone América” (1962), “Mãe Coragem e Seus Filhos”, de Bertolt Brecht, em 1960, e “Males da Juventude”, de Ferdinand Bruckner, em 1961, ambas dirigidas por D’Aversa.

#buttons=(Aceito!) #days=(365)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Go it!