Após raios, surge novo foco de incêndio na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Após raios, surge novo foco de incêndio na Chapada Diamantina

Segundo chefe de parque, esse é o 1º foco que apareceu por causa natural.
Regiões de Morro Branco, Barro Branco e Folha Larga ainda têm focos.


Informações G1 BA
(Foto: Jornal da Chapada)

A ocorrência de raios na localidade da Serra do Boqueirão, conhecida como Sobradinho, na Chapada Diamantina, criou um novo foco de incêndio na região, na terça-feira (24). O chefe do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves, diz que é a primeira vez que o incêndio que atinge a região foi provocado por causas naturais e não pelo homem.
“Houve raios à noite. É o primeiro fogo natural na região. Os outros foram causados pelo homem. O fogo foi controlado na serra e agora estamos fazendo monitoramento para evitar que o fogo avance”, diz o chefe do parque. Também continuam os focos de incêndio em Morro Branco e Barro Branco.
Incêndio na Chapada Diamantina (Foto: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente de Palmeiras)
Incêndio na Chapada Diamantina
(Foto: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente de
Palmeiras)
“A informação é de que no Morro Branco o fogo está em áreas em que o acesso está difícil. A gente está controlando para que não passe do vale. No Barro Branco, o trabalho é bem parecido, de controlar o fogo em solo de matéria orgânica para que não avance”, informa César.
O secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, afirma que a região de Folha Larga, próximo ao Rio de Lençóis, ainda é atingida pelo fogo, mas em Morro Branco a situação do incêndio é mais crítica.
Ele informa que as equipes do Corpo de Bombeiros e as aeronaves que prestam apoio não têm previsão para deixar a região da Chapada. “A desmobilização só se dará no momento que o fogo for extinto, por enquanto mantém-se toda a estrutura”, diz.
Conforme o secretário, o avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi retirado de combate para passar por manutenção. “Os pontos onde ocorre o fogo são muito altos. Em uma avaliação técnica, vimos que a aeronave poderia ficar momentaneamente fora de atuação”, informa.  Ainda seguem em atividade na Chapada sete aviões e quatro helicópteros.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp