Itacaré recebe Festival de Cultura Quilombola dos dias 16 a 19 de julho - Ibicoara de Todos

Itacaré recebe Festival de Cultura Quilombola dos dias 16 a 19 de julho

Cidade no sul da Bahia tem 7 comunidades remanescentes de quilombolas.
Evento tem objetivo de valorizar e divulgar os costumes dessa população.


Informações G1 BA
Itacaré é uma cidade turística no sul da Bahia (Foto: Glauco Araújo/G1)
Itacaré é uma cidade turística no sul da Bahia
(Foto: Glauco Araújo/G1)
A cidade de Itacaré, no sul da Bahia, recebe o II Festival da Cultura Quilombola entre os dias 16 e 19 de julho, com o objetivo é valorizar os costumes das comunidades quilombolas da região. O evento será realizado no Ponto de Trás, que fica na Praça São Miguel, e também no Clube Pirajá.
Na programação, está prevista discussões políticas, encontros com lideranças quilombolas, concurso de beleza, feira de economia solidária, lançamento de documentário, camisas e CDs, além de oficinas de dança, exposição fotográfica, shows, palestras e roteiros turísticos.
Segundo a Secretaria de Cultura da cidade, Itacaré tem sete comunidades remanescentes de quilombolas, que são: Quilombo do Fojo, Quilombo João Rodrigues, Santo Amaro, Oitizeiro, Água Vermelha e Serra de Água, que são rurais, e ainda a Comunidade de Porto de Trás, que fica na zona urbana. Elas mantêm tradições como a capoeira de angola, dança afrobrasileira,  samba de roda, bicho caçador, volta da jiboia e ainda cirandas de roda.
O festival é realizado pelo Conselho Quilombola de Itacaré e pela prefeitura, com apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Centro Público de Economia Solidária (Cesol).
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp