GP Bahia de Stock Car atrai 10 mil turistas e gera renda extra para baianos - Ibicoara de Todos

GP Bahia de Stock Car atrai 10 mil turistas e gera renda extra para baianos

Informações Secom Bahia - Secretaria de Comunicação Social
6ª etapa da Mercedes Benz Challenge no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador (Foto: Camila Souza/GOVBA)
6ª etapa da Mercedes Benz Challenge no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador (Foto: Camila Souza/GOVBA)
A sexta edição do Grande Prêmio Bahia de Stock Car movimentou milhares de baianos e turistas amantes da velocidade neste sábado (15), no circuito Ayrton Senna, montado nas avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Pela primeira vez no mês de novembro, a prova confirmou o potencial do estado no calendário de grandes eventos esportivos, atraindo 10 mil turistas, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Nas regiões próximas ao CAB, a ocupação hoteleira superou os 90%.

Segundo o secretário do Turismo, Pedro Galvão, a Stock Car já é o terceiro evento em número de turistas e funciona como uma vitrine para os destinos turísticos da Bahia, resultado da visibilidade proporcionada pela transmissão da corrida para todo o país e ao grande número de visitantes. “Com essa divulgação podemos aproveitar para prolongar a estadia dos turistas que vêm para o evento e, com a boa impressão, podem voltar em outras ocasiões, além dos recursos injetados na economia”.

Apaixonado pelo automobilismo, o italiano Umberto Romanella foi um dos visitantes que acompanharam de perto o GP Bahia. “A paixão vem em primeiro lugar e, para mim, que acompanho a F1, a Stock Car também é muito interessante”.

Morador de Salvador, o bancário Eliseu Braga também estreou nas arquibancadas do circuito Ayrton Senna e não escondeu a emoção. “Já no primeiro carro que passou a adrenalina foi a mil e é muito legal ter essa oportunidade aqui na Bahia”.

Geração de empregos

Com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Setur e da Bahiatursa, a corrida gera 3 mil empregos temporários para trabalhadores que atuam desde a montagem do circuito de rua, camarotes, arquibancadas e demais estruturas, até profissionais de áreas como turismo e serviços, que trabalham no receptivo e no apoio à realização do evento.

O vigilante Everton Soares aproveitou a oportunidade, trabalhou pela primeira vez em um evento do tipo e gostou da experiência. “Para mim é muito importante e estou gostando muito porque, além de ganhar um dinheiro extra, estou vendo tudo de perto sem pagar ingresso”.

Segurança

A segurança foi garantida pela Polícia Militar, que também utilizou um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer). O esquema contou ainda com equipes de saúde prontas para atendimentos de emergência.

Além mudança de data, outra novidade foi a realização de duas corridas na mesma etapa, a penúltima do campeonato de Stock Car, com os treinos classificatórios durante amanhã, e as provas sendo disputadas na tarde deste feriado da Proclamação da República. Também foram disputadas corridas das duas categorias da Mercedes-Benz Challenge - a C250 Cup e CLA AMG Cup.

Na categoria principal, a primeira corrida da 11ª etapa da temporada foi vencida por Allan Khodair, com Felipe Fraga em segundo lugar e Átila Abreu em terceiro completando o pódio. Na segunda prova, quem levou a melhor foi Sérgio Jimenez, seguido de Rafa Matos, em segundo, e Luciano Burti em terceiro lugar.

O campeão de 2014 será conhecido na última etapa daqui a duas semanas, em Curitiba, no Paraná. O campeonato de pilotos é liderado por Rubens Barrichello, com 198 pontos, Átila Abreu ocupa a segunda colocação, com 183,5, e Tiago Camilo está em terceiro, com 174,5.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp