Dilma Rousseff se reelege presidente do Brasil - Ibicoara de Todos

Dilma Rousseff se reelege presidente do Brasil

Com o resultado, Dilma comanda o país por mais quatro anos, estendendo o governo do PT para 16 anos

Informações Correio24hs
A presidente Dilma Rousseff (PT) se reelegeu neste domingo (26) derrotando o candidato Aécio Neves (PSDB) em uma das campanhas mais acirradas que o país já viveu. Com o resultado, Dilma comanda o país por mais quatro anos, estendendo o governo do PT para 16 anos. Com 98% das urnas apuradas, Dilma tem 51,38% e Aécio 48,62%.
Alvo de críticas por conta de escândalos que ligam o PT a casos de corrupção, Dilma destacou em sua campanha programas como o Pronatec e o "Minha Casa, Minha Vida" para conquistar o voto dos eleitores brasileiros. A presidente repetiu o bom desempenho do primeiro turno no Nordeste e venceu Aécio também em estados de grande eleitorado como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A eleição foi para segundo turno,após em primeiro turno, no último dia 5, Dilma Rousseff (PT) somar 41,59% dos votos contra 33,55% de Aécio Neves (PSDB).
Dilma votou no Rio Grande do Sul (Foto: AFP)
Dilma votou no Rio Grande do Sul (Foto: AFP)
Nascida em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947, Dilma já militava aos 16 anos. Jovem, entrou na luta armada contra a ditadura militar. Em 1970, acabou sendo presa pelos militares e passou por sessões de tortura. Dilma ficou quase três anos presa.
Em 1973, mudou-se para Porto Alegre, onde construiu sua carreira política e se formou em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na capital gaúcha, Dilma dedicou-se à campanha pela anistia, no fim do regime militar, e ajudou a fundar o PDT no estado. Em 1986, assumiu seu primeiro cargo político, o comando da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, convidada pelo então prefeito Alceu Collares.
Dilma ao lado do ex-presidente Lula (Foto: AFP)
Dilma ao lado do ex-presidente Lula (Foto: AFP)
Com a redemocratização, Dilma participou da campanha de Leonel Brizola à Presidência da República em 1989. No segundo turno, apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 1993, Dilma assumiu a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul, cargo que ocupou nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT).
Dilma na época da ditadura
Dilma na época da ditadura
Dilma deixou a Casa Civil em abril de 2010 e, em junho do mesmo ano, teve sua candidatura à Presidência da República oficializada. Venceu sua primeira eleição no segundo turno, contra o candidato do PSDB, José Serra, com mais de 56 milhões de votos.
Em um governo de continuidade, Dilma manteve e ampliou programas sociais da gestão Lula e implantou iniciativas que levaram à redução da pobreza, da fome e da desigualdade. Criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ampliou programas de empreendedorismo.
Também implantou um programa de concessões para obras de infraestrutura e logística, muitas ligadas à realização da Copa do Mundo. Em um governo marcado por episódios de corrupção, Dilma chegou a demitir seis ministros em dez meses, em 2011. A presidenta reeleita também enfrentou problemas com a economia, com queda no ritmo do crescimento do país e avanço da inflação.

Dilma na época em que era ministra da Casa Civil (Foto: Estadão Conteúdo)
Dilma na época em que era ministra da Casa Civil (Foto: Estadão Conteúdo)
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp