Intercâmbio cultural abre portas para melhorias em saúde, educação e turismo em Santa Cruz Cabrália
A rica herança cultural do povo Pataxó, do povoado de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia, conquistou o coração dos alemães. Encantados com a convivência e os valores da comunidade indígena, representantes da Alemanha manifestaram o desejo de aprofundar essa conexão, convidando quatro lideranças Pataxó para visitar o governo alemão.
De acordo com Zeca Pataxó, coordenador do Movimento Indígena da Bahia, o convite tem como objetivo permitir que os líderes apresentem de forma direta as realidades enfrentadas por seu povo, especialmente em relação ao território, à saúde e à educação. "Eles querem, em parceria com o governo brasileiro, contribuir com melhorias para a nossa comunidade. Já estão pedindo nossos documentos", afirmou Zeca.
Um legado deixado pela amizade
O contato estreito entre os alemães e a comunidade Pataxó durante sua estadia em Santa Cruz Cabrália rendeu frutos valiosos. Entre os presentes deixados pelos visitantes, destacam-se a visibilidade internacional da cidade e um veículo doado para auxiliar nas demandas de saúde da aldeia.
O cacique Piki Pataxó, conhecido por liderar a emblemática “dança dos guerreiros” — que inspirou a celebração dos jogadores alemães após a conquista da Copa de 2014 — ressaltou a importância do vínculo criado. "Santa Cruz Cabrália ficou conhecida no mundo inteiro e ainda ganhamos um veículo para fortalecer o atendimento à nossa saúde", disse.
Educação e esporte também foram contemplados
Durante sua passagem pela Bahia, os atletas da seleção da Alemanha visitaram a Escola Municipal Santo André. Na ocasião, doaram uma camisa autografada, sete bicicletas e anunciaram o apoio ao projeto Sonho de Crianças 2014, que permitirá atividades pedagógicas e recreativas para os 72 alunos da instituição, duas vezes por semana, em ambos os turnos.
Além disso, está em construção um campo de futebol para os atletas locais, com mais da metade da grama já plantada — mais um presente que reforça o incentivo ao esporte e à inclusão social na região.
Turismo ganha novo impulso
O resort onde os alemães ficaram hospedados durante a Copa será aberto ao público como uma nova opção de hospedagem na famosa Costa do Descobrimento. Segundo Jakub Halicki, diretor do empreendimento, o local oferece uma experiência exclusiva. "É um espaço acolhedor e luxuoso, ideal para quem busca tranquilidade. Há opções para alugar casas ou quartos", explicou.
Viva a cultura da Bahia e descubra novos destinos
Continue navegando pelo nosso site e conheça histórias que unem culturas, promovem inclusão e valorizam a Chapada Diamantina e a Costa do Descobrimento. Siga-nos também nas redes sociais para mais conteúdos inspiradores como este.