Sob chuva, baianos celebram dia da padroeira com missas em Salvador - Ibicoara de Todos

Sob chuva, baianos celebram dia da padroeira com missas em Salvador

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia recebe fiéis neste domingo.
Devotos revelam pedidos diversos: 'que o Bahia não caísse', diz torcedor.

http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Fiéis acompanham celebração à Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia (Foto: Egi Santana/G1)
Baianos e turistas acordaram cedo neste domingo (8) para homenagear Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A celebração, realizada desde 1550 e cuja tema de 2014 é "Virgem Maria, peregrina da fé", começou às 5h no bairro do Comércio, em Salvador 
O motorista Pedro Braga diz que foi um dos primeiros féis a chegar. Com uma bicicleta estilizada e trajando uma camisa do Esporte Clube Bahia, ele conta que já fez um pedido à padroeira. "Todo ano venho fazer esse ato religioso. Esse ano, a promessa foi para que o Bahia não caísse [para a segunda divisão]. Próximo ano pedi a ela para que o Bahia faça o dever de casa certinho", diz.
As missas foram realizadas às 5h, 6h, e 7h deste domingo. Às 9h, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, começou a celebrar a Missa Solene. "Uma devoção que se confunde com a história da cidade e que daqui se erradiou pela Bahia e pelo Brasil. Por isso, teremos a certeza que seremos os primeiros as serem atingidos pela graça do Senhor", disse durante a celebração. Os devotos participam ainda neste domingo de missas às 12h, 14h, 15h30 e 18h.
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Torcedor do Bahia revela que pedido inusitado foi atendido pela padroeira da Bahia (Foto: Ruan Melo/G1)
Outra pessoa que acordou cedo para celebrar a santa foi a doméstica Ivanete Conceição, moradora da Fazenda Grande do Retiro. Ela conta que o ato é tradição na família. Este ano ela trouxe uma rosa para oferecer à santa. "Meu pai é Senhor do Bonfim e minha mãe é Nossa Senhora. Faço isso desde pequena. Primeiro foram meus avós, depois meus pais. Hoje vou acompanhar tudo, vou caminhar até o Bonfim", promete, referindo-se à procissão que se inicia após as celebrações na igreja.
Desempregada, Ivete conta que pediu à Nossa Senhora que a ajudasse a conseguir um emprego. "Tenho muita esperança de que, se Deus quiser, ela vai me conseguir um emprego".
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Devota se emociona durante missa à Nossa Senhora da Conceição da Praia (Foto: Egi Santana/G1)
Chuva e fé
Nem a chuva afastou os fiéis durante a celebração da Missa Solene. Alguns levaram  guarda-chuvas, outros recorreram às coberturas de casas vizinhas para acompanhar de longe a missa. Mas muitos permaneceram em pé, mesmo na chuva.
A aposentada Raimunda Marival Silva, de 67 anos, foi preparada. Ela relata que a celebração da Nossa Senhora da Conceição da Praia é mais especial para ela por ter um filho que faz aniversário neste domingo. "Todo ano venho. Ano passado choveu e pode chover todo ano que eu venho do mesmo jeito", garante.
"Estou vendo que mesmo na chuva, ninguém foge do ambiente. Posso não estar vendo todos vocês de guarda-chuva, mas nosso Senhor está. Aprendi na Bahia que a chuva é fonte de graça", disse Dom Murilo Krieger durante a missa.
A Missa Solene foi encerrada às 10h30. Após a celebração, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do Comércio de Salvador cantando músicas cristãs e fazendo orações. 
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)
História
De acordo com a Arquidiocese de Salvador, Nossa Senhora da Conceição da Praia tornou-se padroeira do estado na gestão de Dom Avelar Brandão Vilela. O dia 8 de dezembro foi oficializado como o dia de Nossa Senhora por ser a data em que foi proclamado o dogma da Conceição de Maria pelo Papa Pio IX, no ano de 1854, que confirmava que a concepção da mãe de Jesus havia sido sem pecado. A pedido dos participantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III, o papa Paulo VI decretou Nossa Senhora da Conceição da Praia, a padroeira da Bahia.
Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) desde 1938, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia era uma pequena capela em 1549, ano em que foi construída por ordem do governador do Brasil Thomé de Souza.
No século 20, em 1946, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. No ano de 2010, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo proclamou a igreja ao status de Santuário Mariano Arquidiocesano, considerado “Coração Mariano da Arquidiocese”. Informações G1 BA
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Fiéis fazem oração em dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Foto: Egi Santana/G1)
http://ibicoaradetodos.blogspot.com.br/Famílias acordaram cedo para celebrar dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Foto: Egi Santana/G1)
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp