Turismo em Ibicoara na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Turismo em Ibicoara na Chapada Diamantina

A cidade de Ibicoara é um destino turístico imperdível para quem busca contato com a natureza e aventuras

Por Rodrigo Anjos | Ibicoara de Todos
Uma foto do alto pegando a cidade e no horizonte está o brilho do por do sol em Ibicoara
Brilho do por do sol em Ibicoara (Foto: Uilians Marques)

O município de Ibicoara, situado na região da Chapada Diamantina, é um verdadeiro tesouro natural. Com cachoeiras, rios, serras fascinantes, montanhas e as trilhas nas florestas, a região oferece um vasto conjunto de belezas naturais que atrai milhares de visitantes em busca de aventura e diversão.

Os turistas que visitam Ibicoara têm muito o que explorar e curtir. Além das paisagens naturais impressionantes, a cidade tem uma arquitetura característica do interior, um comércio vibrante, feira livre, uma culinária típica deliciosa e festividades que mantiveram viva a história de formação desse município. Como a Festa de São Bento e o Reisado, além da festa junina no mês de Junho, e no mês seguinte a festa para comemorar o aniversário de emancipação do município, que foi em 20 de julho de 1962.

Rapel na Cachoeira do Buracão (Foto: @ibicoara.aventura)
Rapel na Cachoeira do Buracão (Foto: @ibicoara.aventura)

As Cachoeiras do Buracão, Fumacinha, Licuri, Rio Preto, Véu de Noiva e outras são verdadeiros tesouros naturais encontrados em Ibicoara. Duas dessas cachoeiras, a do Buracão e a Fumacinha, foram eleitas entre as mais belas do país e são responsáveis ​​por atrair milhares de turistas à região da Chapada Diamantina. A região atraem também os adeptos de esportes de aventura, como o rapel, o cascading, a escalada e o trekking.


Desde a descoberta dessas cachoeiras na década de 90, o turismo ecológico começou a se desenvolver e hoje é uma realidade em Ibicoara. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e áreas de camping, que são gerenciadas com uma nova consciência de turismo sustentável, que visa proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento econômico da região a longo prazo.

O turismo é uma importante fonte de renda para a cidade de Ibicoara. A cidade conta com guias turísticos qualificados para auxiliar os visitantes nas trilhas e passeios, sendo necessária e obrigatória a contratação de um guia para visitar as cachoeiras.



Ibicoara é uma cidade repleta de belezas naturais, cultura e história, que atrai turistas de todo o país em busca de aventura, diversão e contato com a natureza. A cidade se destaca pelo turismo ecológico, com uma ampla oferta de hospedagem que vem se estruturando ao decorrer dos anos e uma nova consciência de turismo sustentável, que visa proteger e preservar a região para as gerações futuras.

Além das belezas naturais, a cidade de Ibicoara também tem produção artesanal de cachaça e é famoso pela sua cultura agrícola, com ênfase no café orgânico e biodinâmico, internacionalmente reconhecido pela sua qualidade. 

A cidade de Ibicoara é um destino turístico imperdível para quem busca contato com a natureza e com a cultura local. Com suas cachoeiras, montanhas e trilhas, a cidade encanta os visitantes e proporciona experiências únicas e inesquecíveis.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp