Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara na Chapada Diamantina

Saindo do mesmo ponto de partida para a Cachoeira da Fumacinha, o povoado do Baixão, está o acesso para a Cachoeira Véu de Noiva. 

Por Rodrigo AnjosIbicoara de Todos 
Cachoeira Véu de Noiva em um dia lindo, com os galhos de plantas verdes nas laterais da foto.
Cachoeira Véu de Noiva (Foto: Marcio Papi)

A Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara na Chapada Diamantina, é um destino turístico que encanta pela beleza natural e preservação da vegetação nativa. A trilha para cachoeira tem uma distância total de 6 km, com dificuldade leve a moderada, percorrendo um caminho plano e sombreado pela Mata Atlântica. Durante o trajeto, é possível se refrescar no Poção, um lugar incrível para banho e relaxamento, além de registrar lindas fotos.

A cachoeira é formada por três quedas d'água, com destaque para a principal, que tem mais de 30m de altura e um lago para banho. Quando chove muito, uma espuma branca formada pela água lembra um véu de noiva, daí o nome. Além da cachoeira, o passeio oferece a oportunidade de observar pinturas rupestres, plantas herbáceas raras como lindas bromélias, orquídeas, canelas-de-ema e o Mirante do Campo Redondo.


Para realizar o passeio, é necessário contratar um guia de uma das associações de guias do município de Ibicoara. Os guias de outros municípios, apesar de levarem até o local, não são autorizados a acompanhar sozinhos os grupos. A contratação do guia é obrigatória e garante a segurança dos turistas durante todo o trajeto.

A cidade base para realizar o passeio é Ibicoara, e a distância do trajeto de carro é de 30 km. Vale ressaltar que não há rastros de mineração nesta área, o que torna possível observar a vegetação que existia antes da chegada dos europeus. Além disso, no mesmo desfiladeiro, algumas milhas depois, está o cenário espetacular dos cânions que levam até a majestosa Cachoeira da Fumacinha, um outro destino turístico imperdível em Ibicoara.


A Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara é um passeio obrigatório para os amantes da natureza, oferecendo uma experiência única em contato com a vegetação nativa, além de refrescantes banhos em cachoeiras e poções. Não se esqueça de contratar um guia e aproveitar cada momento desse paraíso natural.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp