Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Cachoeira Véu de Noiva em Ibicoara na Chapada Diamantina

Saindo do mesmo ponto de partida para a Cachoeira da Fumacinha, o povoado do Baixão, está o acesso para a Cachoeira Véu de Noiva. 

Redação Ibicoara de Todos
Cachoeira Véu de Noiva em um dia lindo, com os galhos de plantas verdes nas laterais da foto.
Cachoeira Véu de Noiva (Foto: Marcio Papi)

A trilha para esta cachoeira é plana e sombreada pela Mata Atlântica, não há rastros de mineração nesta área, então a vegetação vista pode ser a mesma que era antes da chegada dos europeus. 

Saindo do mesmo ponto de partida para a cachoeira da Fumacinha, o povoado do Baixão, está o acesso para a Cachoeira Véu de Noiva. Durante o percurso encontramos o "Poção", lugar incrível para se banhar e relaxar, registrando lindas fotos. 

Cachoeira Véu de Noiva é formada por três quedas d’água, e a principal tem mais de 30m de altura, e possui um lago para um ótimo banho. Segundo os moradores, quando chove muito o nível da água está alto, a espuma branca formada pela água lembra um véu de noiva, daí o nome. Situa-se na garganta do Rio Julião, num afluente deste rio. No mesmo desfiladeiro, alguns quilômetros depois está o espetacular cenário dos cânions que leva até a majestosa Cachoeira da Fumacinha.

  • Distância do trajeto de carro: 30 km a partir de Ibicoara;
  • Distância da trilha a pé: a trilha tem total de 6 km — ida e volta, Dificuldade da trilha: leve a moderado;
  • O que ver no passeio: a Cachoeira Véu de Noiva, Pinturas Rupestre, uma infinidade de plantas herbáceas raras como lindas bromélias, orquídeas, canelas-de-ema, Mirante do Campo Redondo;
  • Necessidade de guia: a contratação de guia é obrigatória. O guia deve ser contratado em uma das associações de guias do município de Ibicoara. Os guias de outros municípios, apesar de levarem até o local, não são autorizados a acompanharem sozinhos os grupos;
  • Custo do passeio em agências locais, por pessoa: entre R$ "atualizando informação";
  • Cidade base para realizar o passeio: Acesso por estrada de terra a partir de Ibicoara.

Onde ficar: Conheça o Camping Quintal de Casa em Ibicoara

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp