Inema realiza expedição científica do Plano Territorial da região ‘Chapada Diamantina – Serra da Jiboia’ - Ibicoara de Todos

Inema realiza expedição científica do Plano Territorial da região ‘Chapada Diamantina – Serra da Jiboia’

Durante ação da expedição científica mais de 400 plantas foram coletadas, no qual dentre elas algumas espécies estão ameaçadas.

Informações Jornal da Chapada
Parque Nacional da Chapada Diamantina (Foto: Reprodução)
Parque Nacional da Chapada Diamantina (Foto: Reprodução)

Em um projeto coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os pesquisadores botânicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) participaram da Expedição Científica do Plano de Ação Territorial – ‘PAT Chapada Diamantina - Serra da Jiboia’ nas últimas semanas. Esse plano territorial engloba 56 municípios da região chapadeira.


A ação aconteceu entre os dias 27 de julho e 6 de agosto e durante os 11 dias, mais de 400 plantas foram coletadas, no qual dentre elas algumas espécies estão ameaçadas: Mandevila hatschbachii, Micranthocereus streckeri, Trichogoniopsis morii, Stylotrichyum glomeratum, Acritopappus harleyi, Fulcaldea stuessyi e, provavelmente, a canelinha.

De acordo com informações da Inema, a expedição científica é uma das ações que tem por objetivo conhecer melhor o território, mapear e coletar as espécies ameaçadas de extinção e divulgar o plano criando engajamento das comunidades locais.

“A expedição científica é um passo importante pra consolidar o conhecimento sobre o território e direcionar esforços pra conservação das espécies ameaçadas de extinção”, pontuou Sara Alves, técnica do Inema lotada na Coordenação de Gestão de Fauna (CGFAU) da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação.

Ainda durante a ocasião, foram entregues exemplares do Sumário Executivo nas agências de turismo, pousadas e Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, além da oportunidade ser de suma importância avaliação territorial.

Após a conclusão desta etapa, uma nova expedição está agendada para ocorrer em setembro, dezembro e março, com o intuito de abarcar a sazonalidade das plantas. Para outubro do ano corrente acontecerá a 1ª monitoria do PAT com o objetivo de acompanhar a execução das 30 ações e apresentar os resultados do 1° ano das atividades. Saiba mas sobre o ‘PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia’.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp