Pandemia modifica tradicional celebração que acontece na gruta da Lapinha em Ibiquera - Ibicoara de Todos

Pandemia modifica tradicional celebração que acontece na gruta da Lapinha em Ibiquera

Por conta da crise sanitária, o local não foi aberto ao público como tradicionalmente é feito todo ano para os fiéis.

Informações Jornal da Chapada
Gruta da Lapinha - Ibiquera - Bahia (Foto: Raul Alexandre)

O mês de agosto é especial para a população do município de Ibiquera, na Chapada Diamantina. É o período que ocorre a celebração a Bom Jesus da Lapa e a Nossa Senhora de Aparecida. Movidos por devoção e fé, o povo ibiquerense e a população circunvizinha fazem romaria até a Gruta da Lapinha de Bom Jesus, e todo ano a tradição é cumprida.


Porém, em 2020 foi diferente, devido à pandemia do novo coronavírus a gestão do prefeito Ivan Almeida (PP) seguiu protocolos para manter a tradição. Nas redes sociais, a prefeitura divulgou um vídeo relembrando melhores momentos da celebração de 2019 e mostrando como foi celebração deste ano. Como medida de prevenção e segurança para o munícipes, a festa foi adaptada às condições reais que o mundo enfrenta.

A romaria foi marcada pela saída do padroeiro em um carro, na presença de poucos fieis que usavam máscaras e mantendo o distanciamento ideal – como indicado pelos órgãos de saúde. Essa procissão contou também com a participação do gestor e de membros do seu grupo político. Foi na gestão de Ivan que a Gruta da Lapinha recebeu cuidados para sua preservação.


“Por conta da pandemia da covid-19, o local não foi aberto ao público como tradicionalmente é feito todo ano”, salienta nota de assessoria. A gruta fica às margens da BR-242, e é um dos pontos turístico mais frequentados do município chapadeiro por romeiros, trilheiros e turistas de todo o Brasil. Mesmo adaptados às novas condições, os fiéis fazem questão de manter viva a ancestralidade que, segundo eles, é mantida e ensinada pelos seus pais há mais de 50 anos.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp