Chapada Diamantina é atingida por incêndio de grandes proporções em área de vegetação entre Rio de Contas e Livramento - Ibicoara de Todos

Chapada Diamantina é atingida por incêndio de grandes proporções em área de vegetação entre Rio de Contas e Livramento

O tamanho da área atingida não foi divulgado. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.

Informações Jornal da Chapada
O local fica em um ponto de difícil acesso e os bombeiros militares realizaram escaladas para combater o fogo (Foto: Corpo de Bombeiros)
O local fica em um ponto de difícil acesso e os bombeiros militares realizaram escaladas para combater o fogo (Foto: Corpo de Bombeiros)

Um incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, o fogo começou no último sábado (19). Dezenove bombeiros militares especializados em incêndios florestais e voluntários atuam na região.


Em Livramento de Nossa Senhora, o incêndio atinge um espaço próximo à cachoeira do Rio Brumado, conhecida como Véu de Noiva. O local fica em um ponto de difícil acesso e os bombeiros militares realizaram escaladas para combater o fogo. Já em Rio de Contas foram identificados grandes focos distantes entre si. O tamanho da área atingida não foi divulgado. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
(Foto: Corpo de Bombeiros)

O caso está sendo apurado. Além do local, segundo os bombeiros, há fogo também entre as cidades de Iraquara, Palmeiras e Lençóis, região conhecida como Serra da Cravada. Bombeiros trabalham no local. Neste ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, 19 municípios já foram atingidos por incêndios de grande proporção.


Bombeiros advertem
Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição. As informações são do G1.

Veja as principais dicas de prevenção:
Não jogue lixo em terrenos baldios;
Não queime resíduos;
Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;
Não solte balões;
Não deixe crianças brincarem com fogo;
Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais.


Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp