Rumo a um novo polo de turismo e vinho no Brasil
Durante uma visita à famosa Rota do Vinho na região do Douro Vinhateiro, em Portugal, o vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, apresentou a empresários locais um projeto ambicioso: transformar a Chapada Diamantina, o Vale do São Francisco e a região do Rio Grande em destinos de enoturismo de reconhecimento internacional.
A proposta é importar para o estado o modelo consagrado de enoturismo e agroturismo português, que vai desde o cultivo das uvas e a produção dos vinhos até experiências completas com hospedagem, gastronomia e vivências culturais nas vinícolas.
“Portugal é uma referência global no enoturismo. É esse patamar que buscamos alcançar na Bahia. Estamos convidando investidores portugueses a conhecerem nosso potencial e a se envolverem nessa jornada. Queremos atrair turistas com vinhos de excelência, roteiros encantadores e gerar muitos empregos na cadeia produtiva do setor. Tenho plena confiança de que vamos chegar lá”, afirmou João Leão.
(ads)Experiência portuguesa inspira projeto na Bahia
Vasco Parente, diretor do Hotel Vila Galé Vineyards — localizado na tradicional Quinta Val Moreira —, vê com bons olhos a possibilidade de aplicar na Bahia o mesmo conceito de turismo enogastronômico praticado em Portugal.
“Nosso objetivo é oferecer experiências autênticas e sofisticadas para quem sabe valorizar um bom vinho e uma boa vivência. É esse o foco do nosso trabalho diário, e esse modelo pode perfeitamente florescer em solo baiano”, comentou Parente.
Chapada Diamantina e Vale do São Francisco: vinhos que contam histórias
O enoturismo na Bahia já começa a ganhar forma com iniciativas sólidas. No Vale do São Francisco, a vinícola Terranova — do grupo Miolo, situada em Casa Nova — já atrai olhares pela qualidade de suas uvas e vinhos. Na Chapada Diamantina, o projeto PIVOT 30, da Fazenda Progresso, em Mucugê, também vem se destacando.
Juntos, os dois empreendimentos já somam um investimento de mais de R$ 60 milhões e reforçam o surgimento de um novo eixo turístico e econômico no estado. A missão do vice-governador é justamente atrair mais interessados e investidores para consolidar essa vocação baiana para o vinho e para o turismo de experiências.
Incentivo político e histórico na viticultura da Bahia
A comitiva baiana em Portugal também conta com o deputado estadual Eduardo Salles (PP), integrante da Frente Parlamentar do Setor Produtivo e da Comissão de Infraestrutura e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia. Ele desempenhou papel fundamental no início da produção de uvas viníferas nas regiões de Morro do Chapéu e Mucugê, quando ainda atuava como secretário de Agricultura do Estado.
A presença do parlamentar reafirma o apoio político ao fortalecimento desse novo segmento turístico, com potencial para movimentar a economia local, valorizar a cultura regional e posicionar a Bahia como referência nacional em enoturismo.
Viva o melhor do vinho com a essência baiana
Quer conhecer mais sobre os sabores e experiências únicas da Chapada Diamantina e do Vale do São Francisco? Continue navegando pelo nosso site e descubra os destinos que vão te surpreender! 🍷🌄