Combate a incêndio na Chapada Diamantina continua na região entre o Vale do Pati e Andaraí; veja vídeo - Ibicoara de Todos

Combate a incêndio na Chapada Diamantina continua na região entre o Vale do Pati e Andaraí; veja vídeo

Conforme o presidente da Cifa, Homero Vieira, durante a madrugada foi possível diminuir consideravelmente a área do incêndio, mas as chamas ainda preocupam

Informações Jornal da Chapada
(Foto: Divulgação/Cifa)

O incêndio florestal que atinge vegetação entre o Vale do Pati e a cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, segue sendo combatido por brigadistas voluntários com o reforço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As chamas estão na Serra do Sincorá, foram identificadas na última quinta-feira (1) e voluntários da brigada dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) fizeram o primeiro combate. A ação ganhou o suporte de brigadistas da Carcará (Palmeiras), bombeiros civis e conta com o apoio da prefeitura de Andaraí e também do ICMBio. Conforme o presidente da Cifa, Homero Vieira, durante a madrugada foi possível diminuir consideravelmente a área do incêndio, mas as chamas ainda preocupam.

“O combate continua. São 25 brigadistas voluntários de Palmeiras e da Cifa atuando. Diminuímos bastante a área de ação do incêndio florestal. Porém, o combate continua nesta sexta. As chamas tomaram os dois lados da trilha do Vale do Pati. Ou seja, são duas cabeças de fogo, duas frentes de combate. O mais preocupante está na cabeça que segue em direção ao cânion do Rio Baiano [lado direito da trilha do Pati]”, informa Homero ao Jornal da Chapada, nesta sexta-feira (2).
Ainda segundo Vieira, nesta sexta de manhã chegarão mais voluntários com o apoio do ICMBio. “Nossas maiores dificuldades são a caminhada até a linha de fogo e a falta de água. Nossa meta foi controlar o fogo agora pela madrugada de quinta para sexta. Mas vai depender muito de como o sol se comporte na manhã de hoje. Muita biomassa e sol quente. Caso isso não ocorra, acredito que até amanhã [sábado, dia 3 de março] à noite estejamos com o incêndio florestal controlado”, salienta.
Vídeo do fogo na região
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp