Brigadistas contêm fogo que atingiu vegetação próxima ao Vale do Pati na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Brigadistas contêm fogo que atingiu vegetação próxima ao Vale do Pati na Chapada Diamantina

As chamas contidas pelos brigadistas atingiram vegetação do Gerais do Rio Preto em região próxima ao Vale do Pati, entre Andaraí e Mucugê

Informações Jornal da Chapada
(Foto: Divulgação)
Um incêndio florestal que atingiu vegetação do Gerais do Rio Preto em região próxima ao Vale do Pati, na Chapada Diamantina, foi controlado por brigadistas da Brigada VLT de Mucugê e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com informações passadas ao Jornal da Chapada pelo guia Augusto Franchi, o fogo foi da última quarta (21) para quinta (22) e contou com cinco voluntários de Mucugê e quatro de Palmeiras no combate. O ICMBio, órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), disponibilizou drone e cuidou da logística e da alimentação do grupo que conteve as chamas.

“Foi um fogo muito preocupante porque ameaçou região próxima ao Vale do Pati e a área intangível dos Palmitos – que fica entre o Pati [Andaraí] e o município de Mucugê [dentro do PNCD]. No primeiro dia andamos 26 quilômetros de Mucugê até a Toca do Gavião e, no segundo dia, andamos sete quilômetros para poder sair da serra do Gavião até os Aleixos. Foi muita caminhada e graças à brigada voluntária o fogo foi contido”, informa o guia ao Jornal da Chapada. As brigadas voluntárias da região chapadeira seguem atentas a qualquer sinal de fumaça para proteger a fauna, a flora e manter a diversidade da Chapada Diamantina preservada.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp