Previsão de chuvas fracas para a Chapada Diamantina nos próximos dias da semana - Ibicoara de Todos

Previsão de chuvas fracas para a Chapada Diamantina nos próximos dias da semana

As temperaturas mais amenas são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C 

Informações Jornal da Chapada
(Foto: Jornal da Chapada)

As condições do tempo previstas para os próximos dias deverão ter mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco, que vem influenciando o tempo há várias semanas, começa a perder força. Com isso, aumentam as chances de ocorrer chuvas em algumas regiões do Estado. Além disso, a umidade vinda da região amazônica e a passagem de uma frente fria pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia poderão contribuir para intensificar essas chuvas, sobretudo na faixa centro-oeste e sul do Estado. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com máximas de até 39°C, o que aumentam as chances de que estas chuvas venham acompanhadas de trovoadas, principalmente na faixa centro-sul do Oeste e São Francisco.
Na Chapada Diamantina e Norte também há previsão de chuvas, porém de fraca intensidade, pois a massa de ar quente e seco (mesmo perdendo força), ainda continua influenciando o tempo nessas áreas. A Chapada sofre com queimadas e as chuvas poderiam amenizar a situação. Já nas regiões do Recôncavo e Nordeste, onde essa massa de ar atua com mais intensidade, o predomínio será de céu parcialmente nublado com pouca possibilidade de chuvas. Além de reduzir as chuvas, esse sistema mantém as temperaturas elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 34°C. Por outro lado, temperaturas mais amenas são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.
Mesmo com essa massa de ar perdendo força e com previsão de chuvas, continuam elevados os riscos de ocorrer queimadas em grande parte do Estado. Assim, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, ocasionando danos materiais e ambientais para essas áreas do Estado. Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas terão poucas mudanças (mínimas de 21°C e máximas 31°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de ocorrer chuvas. As informações são do Inema.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp