Durante a 37ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri, a Bahia foi homenageada com o prêmio Silvia Zorzanello, reconhecimento concedido pelo Grupo Excelências, da Espanha. A premiação foi entregue ao secretário de Turismo do Estado, José Alves, na última quarta-feira, em reconhecimento à força e à relevância do turismo baiano no cenário internacional.
![]() |
Foto: Divulgação |
Reconhecimento internacional ao turismo baiano
A honraria é concedida por um júri formado por sete especialistas de diferentes países, e considera critérios como o impacto do turismo, a riqueza cultural, a arte e a gastronomia regional. No caso da Bahia, a forte presença de visitantes e o desenvolvimento contínuo das atividades turísticas foram determinantes para a conquista.
Somente em 2016, o estado recebeu cerca de 600 mil turistas internacionais e mais de 14 milhões de brasileiros, movimentando as 13 zonas turísticas da Bahia. Esse fluxo expressivo tem gerado resultados significativos para a economia local, principalmente durante o verão, quando cidades como Porto Seguro, Mata de São João, Cairu e Lençóis atingem taxas de ocupação hoteleira entre 95% e 100%.
Fitur: um dos maiores eventos de turismo do mundo
A Feira Internacional de Turismo (Fitur), em sua 37ª edição, é considerada uma das mais importantes do setor em todo o mundo. Realizada anualmente em Madri, o evento reúne mais de 130 mil participantes entre profissionais do turismo, operadores, investidores e representantes governamentais. É uma grande vitrine para promover destinos, firmar parcerias e lançar novidades do setor.
A Bahia marcou presença no evento com um estande promovido pela Embratur, onde divulgou seus principais destinos turísticos para o público internacional, reforçando seu posicionamento como um dos principais polos turísticos do Brasil.