![]() |
Turismo rural | Foto Divulgação/Feiratur |
Turismo rural nas 13 zonas turísticas da Bahia
Durante a feira, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa apresentaram a diversidade e as oportunidades do turismo rural baiano, destacando roteiros em todas as 13 zonas turísticas do estado. A exposição incluiu desde hotéis fazenda e hospedagens campesinas até espaços para eventos no meio rural, além de experiências de base comunitária e produção associada ao turismo.
“Apresentaremos empreendimentos que vão desde hotéis fazenda, hospedagens campesinas, espaços de eventos no meio rural, roteiros de base comunitária e produção associada ao turismo, como cachaças, chocolates, doces, artesanato”, explicou Cristina Mendonça, gerente de Relações Nacionais da Bahiatursa.
Serrinha apresenta roteiro de turismo rural e comunitário
Entre os roteiros promovidos durante o evento, destacou-se o circuito de turismo rural da região de Serrinha, interior da Bahia, cidade conhecida por sua tradicional vaquejada. O novo circuito tem como objetivo ampliar a oferta turística local por meio da valorização da cultura rural, das comunidades tradicionais e da produção artesanal.
Segundo Ussula Pinto, coordenadora de Turismo Rural da Setur, o roteiro inclui:
- Visitas a comunidades rurais e quilombolas
- Trilhas ecológicas e áreas de lazer
- Restaurantes com culinária típica
- Haras e apresentações de vaquejada
- Visita ao Armazém de Agricultura Familiar e Economia Solidária
Nesse espaço, os visitantes encontram produtos como geleias, doces, biscoitos caseiros, queijos, licores, pimentas e artesanato da região do sisal. Além disso, o público pode assistir a um vídeo sobre o município e visitar os tradicionais parques de vaquejada Maria do Carmo e Alto Sereno.
Novos circuitos turísticos em desenvolvimento
Ainda conforme a Setur, há previsão de lançamento de mais três circuitos turísticos em Serrinha até o final do ano, com foco nos segmentos religioso, histórico e natural — ampliando ainda mais o potencial turístico do município.
A força da Feiratur no cenário nacional
A Feiratur reúne milhares de visitantes todos os anos e movimenta o setor com oportunidades de negócios e divulgação de novos destinos. Na edição anterior, o evento atraiu cerca de 30 mil pessoas e gerou mais de R$ 5 milhões em movimentações econômicas. A expectativa para a edição atual era de superar a marca dos 40 mil visitantes.