![]() |
Ponte cidade de Lençóis Chapada Diamantina | Foto Ana Coruja Maia via Wikimedia Commons |
O evento, que conta com apoio da Bahiatursa, promete movimentar o turismo na região, atraindo visitantes de diversos lugares. “O Festival de Lençóis é um evento tradicional que leva para a região os principais nomes da música popular brasileira e atua como um forte gerador turístico para a cidade. É um dos eventos que consegue lotar 100% da capacidade hoteleira, tendo impacto também nos municípios próximos”, afirma Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa.
Para Ramiro Luiz Barbosa, diretor da Secretaria de Turismo e Cultura de Lençóis, o Festival é o maior evento musical da região. “Além de ser o evento artístico mais expressivo da região, também é um importante vetor econômico que movimenta todo o trade turístico e o comércio local”, destaca. Segundo ele, a ocupação hoteleira já chega a 95%, com muitas pessoas procurando hospedagem em cidades vizinhas.
Tradição e Cultura
Criado em 1998, o Festival de Lençóis é realizado anualmente no mês de outubro e tem como pilares a circulação da cultura, a sustentabilidade e o fortalecimento da cidadania por meio das artes e do turismo cultural. Os shows acontecem a partir das 19h, na Praça Horácio de Mattos, com entrada franca. A empresa Pau Viola, responsável pela organização, estima que cerca de 30 mil pessoas por noite assistam aos espetáculos.
Lençóis: natureza, historia e hospitalidade
Situada no coração da Chapada Diamantina, Lençóis é um dos principais destinos turísticos da Bahia, encantando visitantes do Brasil e do mundo. Com excelente infraestrutura, o centro histórico reúne agências de turismo, lojas de artesanato, bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas confortáveis, muitos deles com foco em práticas sustentáveis.
As opções de lazer incluem trilhas acessíveis para todas as idades. A apenas 20 minutos do centro está o rio Serrano, com suas piscinas naturais. Ainda é possível visitar o salão de areias coloridas, a Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera, tudo em um único passeio pela manhã. À tarde, uma excelente pedida é a trilha até o Ribeirão do Meio, famoso por seu escorregador natural.