Ex-prefeito de cidade paulista é preso pela PF em Porto Seguro - Ibicoara de Todos

Ex-prefeito de cidade paulista é preso pela PF em Porto Seguro

Após o fim do mandato em 2016, o ex-prefeito mudou-se com a família e uma empregada para Porto Seguro

Informações Correio24horas
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

O ex-prefeito José Luiz Reis Inácio de Azevedo (PSDB), do município de Dolcinópolis, em São Paulo, foi preso na manhã desta terça-feira (21) em Porto Seguro, no sul do estado, durante uma operação da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Estadual de Estrela d’Oeste/SP. 


A Operação Catatau é para apurar suspeita de desvios de recursos públicos durante sua gestão. Segundo a PF, milhões de reais em pagamentos suspeitos estão sendo investigados. No total, os policiais federais dão cumprimento a dois mandados de prisão temporária, 10 conduções coercitivas e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Seguro, na Bahia, Dolcinópolis, Distrito de Fátima Paulista, Cardoso, Pontalinda e Jales, em São Paulo

Investigação
Após o fim do mandato em 2016, o ex-prefeito mudou-se com a família e uma empregada para Porto Seguro. Ele abriu duas empresas na cidade, localidade onde foi realizada sua prisão.  A ex-tesoureira da prefeitura, além de conduzida é alvo de dois mandados de busca e apreensão em Fátima Paulista e Dolcinópolis.
Um dos suspeitos de ser “laranja” do ex-prefeito figurou como sócio em construtoras e empresas de consultoria, com capital social acima de um milhão de reais, que prestavam serviços para o município de Dolcinópolis, onde ele foi preso em sua casa.
Em Jales, a casa do cunhado e da irmã do ex-prefeito é alvo de mandado de busca e apreensão, para o recolhimento de provas de interesse das investigações. Eles também serão conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos. Contadores, empresários e prestadores de serviços também estão entre os alvos da operação.
São investigados consultorias, compras, serviços, convênios e obras com pagamentos suspeitos. Pagamentos com recursos provenientes da repatriação, recebidos do governo federal e utilizados nos últimos dias do ano de 2016, também são suspeitos. Em Dolcinópolis estes valores foram pagos apenas a alguns servidores, ligados ao ex-prefeito, e fornecedores do município.
O ex-prefeito será conduzido por policiais federais em vôo de Porto Seguro até São José do Rio Preto, em São Paulo, de onde será escoltado em viatura até Jales. Posteriormente ele será conduzido a presídio da região de Jales, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.
Os conduzidos serão levados até a sede da PF de Jales para prestar esclarecimentos, com exceção da esposa do ex-prefeito e sua funcionária que serão ouvidas na PF em Porto Seguro.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp