Prefeitura divulga nova publicidade para Lavagem da Purificação após polêmica

O novo cartaz foi divulgado depois da recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA)

Informações Correio24horas
A Prefeitura de Santo Amaro divulgou nesta quinta-feira (14) uma nova publicidade da Lavagem da Purificação, depois da polêmica com a foto que trazia vários jovens loiros. O novo cartaz foi divulgado depois da recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pedindo uma mudança que trouxesse mais representatividade.
Ontem, a prefeitura chegou a divulgar um cartaz que trazia a foto de um índio. Hoje, a foto traz pessoas negras.
Nova imagem divulgada pela prefeitura (Foto: Reprodução/Facebook)
Nova imagem divulgada pela prefeitura (Foto: Reprodução/Facebook)

Em documento assinado pelo promotor de Justiça João Paulo Schoucair, o MP recomenda a troca da publicidade nos próximos três dias. Na recomendação, o promotor afirma que o material publicitário não "confere representatividade aos grupos étnico-raciais que compõem a população do município". Pede que a imagem seja substituída por uma que traga uma representação "justa e proporcional" da cidade.
O promotor leva em conta a lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial no país. Esta legislação estabelece que “a produção veiculada pelos órgãos de comunicação valorizará a herança cultural e a participação da população negra da história do país”. Lembra também do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, que tem como diretriz a promoção da igualdade racial.
Cartaz com pessoas loiras gerou críticas (Foto: Reprodução/Facebook)
Cartaz com pessoas loiras gerou críticas (Foto: Reprodução/Facebook)

O primeiro cartaz divulgado gerou repercussão negativa. "'Que p... é essa nesse cartaz??? Como assim só tem branco? Parece que a Lavagem da Purificação vai ser na Suécia!", criticou uma pessoa. "Santo Amaro ainda fica no recôncavo baiano ou a cidade foi transportada para o sul do país? Que cartaz ridículo! Tirem isso, pois está muito feio para vocês. Eu estava ansiosa pela festa, mas depois dessa perdi a empolgação", escreveu outra. "Racismo com nosso dinheiro. Inadmissível tamanha barbárie nesse cartaz. Onde podemos fazer uma denuncia formal?", quis saber outro.
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Santo Amaro voltou a se manifestar. "Todas as raças e etnias estão convidadas para conhecer a Festa da Purificação em Santo Amaro. Você não pode perder. Estaremos de braços abertos para receber todos e todas! #vempracá #omundotodo #todasetnias #todasasraças", diz o texto, ao lado de um novo cartaz que traz a foto de um índio.
Compartilhar Google Plus

Caixa de comentários

0 Comentários:

Postar um comentário