Maior feira de agronegócios do Norte e Nordeste começa nesta terça na BA - Ibicoara de Todos

Maior feira de agronegócios do Norte e Nordeste começa nesta terça na BA

Bahia Farm Show é o segundo maior evento do ramo em negócios do país.
Cerca de 75 mil pessoas são esperadas em Luís Eduardo Magalhães.


Informações G1 BA
(Foto: Imagens / TV Bahia)

Começa às 10h desta terça-feira (02), em Luís Eduardo Magalhães (LEM), oeste da Bahia, a 11ª edição da Bahia Farm Show. A feira de agronegócios, que acontece até o dia 6 de junho, é considerada a mais importante do Norte e Nordeste, e atualmente é a segunda em volume de vendas o Brasil.

Bahia Farm Show deve receber 75 mil pessoas (Foto: Ascom/Aiba)
Bahia Farm Show deve receber 75 mil pessoas
(Foto: Ascom/Aiba)
A estimativa da organização do evento é que o volume de negócios gire em torno de R$ 1 bilhão, mesmo montante obtido no ano passado, que já esteve acima das expectativas. No entanto, devido à instabilidade econômica enfrentada pelo país, deve ser a primeira edição em que o volume de vendas não ultrapassa o ano anterior, de acordo com Thiago Pimenta, um dos organizadores.
Há produtos para irrigação, plantio, colheita e armazenagem, além de venda de aviões utilizados no cultivo, bem como lançamento das novidades do mercado. Apesar da maior parte da produção no oeste ser mecanizada, o organizador assegura que o pequeno produtor tem espaço nos negócios. "Há uma área específica para a agricultura familiar, com oficinas de técnicas de plantio, bem como a venda de implementos simples, como facas, enxadas, entre outros utilizados nas propriedades menores", informa.
Porgramação do evento contempla também leilões de gado e bezerro. (Foto: Ascom/Aiba)
Porgramação do evento contempla também leilões
de gado e bezerro. (Foto: Ascom/Aiba)
A programação do evento conta com palestras, seminários e mesas redondas com temas ligados à sustentabilidade, tecnologia e agricultura. Há também leilões de bezerros e gado de corte (confira aqui a programação oficial).
Para facilitar o acesso e mobilidade de visitantes e expositores, um aplicativo para celulares e tablets fornece informações do  mapa do local, pontos de estacionamento, e detalhes da programação. O aplicativo pode ser visualizado pelos dispositivos com tecnologia Android e IOS, do Google e da Apple.
A Bahia Farm Show movimenta a economia da região e gera quase três mil empregos. O evento deve atrair 75 mil pessoas para Luís Eduardo Magalhães, quase o dobro da população local.
Outros municípios do oeste baiano estão com a economia impulsionada pelo agronegócio, como a região que integra a última fronteira agrícola em expansão do mundo, denominada "Matopiba", que compreende a área produtiva das divisas dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A "Matopiba" é responsável por cerca de 10% da produção brasileira de grãos. O destaque é maior para a soja, além do algodão, milho, feijão e café, conforme ao Ministério da Agricultura.
Região do "Matopiba" é responsável por 10% de toda a produção de grãos do Brasil.  (Foto: Mayco Melo)
Região do "Matopiba" é responsável por 10% de toda a produção de grãos do Brasil.  (Foto: Mayco Melo)
Segundo Thiago Pimenta, os produtores da região terão na Bahia Farm Show a oportunidade de renovar os maquinários, com condições de pagamento facilitadas, além de juros baixos e a possibilidade de parcelamento ampliado.
A feira é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp