Mabel Velloso lança livro sobre Ogum e suas histórias em Salvador - Ibicoara de Todos

Mabel Velloso lança livro sobre Ogum e suas histórias em Salvador

Evento será realizado no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira/Muncab.
Publicação será distribuída gratuitamente aos visitantes no dia 13 de abril.


Informações G1 BA
Mabel Velloso lançará obra no Centro Histórico (Foto: Divulgação)
Mabel Velloso lançará obra no Centro Histórico
(Foto: Divulgação)
A escritora e poeta Mabel Velloso lança no próximo dia 13 de abril, às 17h, no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira/Muncab, no Centro Histórico de Salvador, o livro “Histórias de Ogum”, escrito a partir do gradil confeccionado em aço pelo artista plástico J. Cunha para a fachada do Muncab.
O livro será distribuído gratuitamente aos visitantes do museu e tem o objetivo de decifrar os vários símbolos e arquétipos utilizados por Cunha na composição do gradil, que remete aos poderes e trajetória mística de Ogum, orixá ligado ao ferro e à tecnologia. O lançamento da obra deve contar com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira.
“Ogum é o orixá que trabalha com o ferro, fazendo armas para caçar e guerrear. No calor de suas batalhas faz o ferro amolecer, se transformar, se moldar, mostrando belezas e também contanto histórias”, escreve Mabel Velloso na introdução do livro, que é ilustrado pelas próprias criações de J. Cunha para o gradil.
O processo de construção do Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira teve início em 2007 com as obras de restauração do prédio do antigo Tesouro, localizado no Centro Histórico, nas imediações da Igreja D’Ajuda. Em 2009, ainda em obras, o Muncab realizou a sua primeira exposição: “O Benin Está Vivo e Ainda Lá” . Sucesso de público – foi vista por cerca de 10 mil pessoas – a mostra ajudou a definir o papel do Muncab como referência cultural no cenário afro-brasileiro. Uma nova exposição foi realizada em 2011, na conclusão de mais uma etapa de obras do Muncab. O museu vive agora o seu momento final de construção.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp