Aeronáutica e polícia vão investigar queda de avião que matou Campos - Ibicoara de Todos

Aeronáutica e polícia vão investigar queda de avião que matou Campos

Peritos do Cenipa foram a Santos apurar causas que fizeram aeronave cair.
Polícia Civil instaurou inquérito para buscar responsáveis por acidente.




A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião no qual estava o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, que morreu no acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (13) em Santos, litoral de São Paulo. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis pelo acidente aéreo que deixou sete mortos.


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tentará saber, por exemplo, se condições climáticas, problemas mecânicos ou falha humana ou ainda a combinação desses fatores contribuíram para a aeronave cair.
"A Aeronáutica está apurando, iniciando o serviço de ações para investigação", disse ao G1 o tenente-coronel Edson Amorim, oficial investigador de serviço do Cenipa. "Enquanto não tiver detalhes a cerca das circuntâncias não dá para se falar em causas”, afirmou.
Sete peritos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4) estão no local da queda da aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio, e tinha como destino o aeroporto de Guarujá, no litoral.
"O pessoal da base área militar de Santos deu o primeiro atendimento. Nosso pessoal desceu depois para conduzir a investigação e o Cenipa vai assumir o caso", disse o tenente-coronel Sidnei da Silva, chefe do Seripa 4, com sede em São Paulo.

De acordo com o oficial da Aeronáutica, por questão de segurança, os peritos saíram de carro da capital paulista em direção a Santos. "A situação climática está ruim no litoral. O aeródromo onde o avião que caiu iria pousar, por exemplo, não estava operando no visual, estava operando por instrumentos", afirmou Silva.
Segundo o chefe do Seripa, geralmente, em acidentes aéreos, a investigação da Aeronáutica segue um roteiro para elaborar um relatório com recomendações que possam evitar um novo desastre.
"Primeiro os peritos vão acompanhar qual foi o plano de voo da aeronave. Segundo: saber as condições meteorológicas, e formação dos pilotos, condições da aeronave, aeronavegabilidade", declarou o tenente-coronel.
"Nosso interesse na investigação é prevenção é saber o que aconteceu para evitar um próximo acidente", afirmou o tenente-coronel.
À equipe de reportagem, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck, afirmou que será instaurado um inquérito para "apurar eventuais responsabilidades pelo acidente aéreo com mortes".
"Será uma investigação, na esfera criminal, para saber as circunstâncias do que ocorreu. Saber, por exemplo, se o avião caiu por falha humana, mecânica ou problemas meteorológicos", disse Blazeck, que foi a Santos acompanhar as investigações. Informações G1 SP
Local da queda do avião que levava Eduardo Campos, em Santos (Foto: Walter Mello/A Tribuna de Santos/Folhapress)
Local da queda do avião que levava Eduardo Campos, em Santos (Foto: Walter Mello/A Tribuna de Santos/Folhapress)

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp