Frio continua nos municípios da Chapada Diamantina e temperatura mínima chega a 10ºC - Ibicoara de Todos

Frio continua nos municípios da Chapada Diamantina e temperatura mínima chega a 10ºC

As temperaturas baixas deixam o clima frio nas madrugadas e início das manhãs

Informações Jornal da Chapada
Lençóis de baixo d'água (Foto: Reprodução/Túlio Saraiva)
Lençóis de baixo d'água (Foto: Reprodução/Túlio Saraiva)
Municípios da região da Chapada Diamantina têm registrado temperaturas muito baixas neste início do mês de julho. Em Rio de Contas, Jussiape e Jacobina, por exemplo, as mínimas foram de 10°C e as máximas de 20°C, nesta quarta-feira (10). Durante a semana, os moradores de outras cidades como Lençóis, Palmeiras, Piatã, Mucugê, Utinga, Nova Redenção, Jacobina, Bonito e Morro do Chapéu têm sentido o frio rigoroso e, consequentemente, uma sensação térmica de bater o queixo durante a madruga e início das manhãs. E a previsão é que o frio continue, com tempo nublado e chuvas ocasionais, segundo aponta o Climatempo.

De acordo com os dados, o inverno deste ano será característico, similar ao de 2018, com tempos mais frios, mas sem ocorrências fora do habitual para o período do ano. Os meteorologistas reduzem a probabilidade da influência de fenômenos ou frentes frias que aumentam a incidência das chuvas, como ocorreu no mês de abril, durante o outono, momento em que a região chapadeira teve seus rios e cachoeiras com imenso volume de água. No litoral, agreste e região leste do estado, há, no entanto, a possibilidade de chuva com maior frequência.


As últimas chuvas do final de semana deixaram parte da Chapada Diamantina com seus rios cheios e as cachoeiras ainda mais atraentes para um passeio em alguma das centenas de trilhas existem. Municípios da região estão atentos para as pancadas de chuva. Agricultores familiares e quem lida com o campo diariamente, agradeceram pela renovação das águas. Em Andaraí, o clima segue frio, mas sem chuva, como informou o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais (Cifa), Homero Vieira. “Hoje [quarta] fez sol pela manhã e frio à noite. Na última terça de madrugada foi registrada mínima de 14ºC. Está frio demais, até para dormir está difícil”, completa.

Conforme informações de moradores do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, o frio lá também está rigoroso. “Passei o final de semana no vale e o frio está apertando nesse período. Se chover a temperatura despenca mais ainda. Bate 10ºC fácil. Durante o dia o clima esquenta mais, mas mesmo assim a sensação é de frio”, aponta uma moradora. Ela finaliza brincado sobre as águas frias de rios e cachoeiras no Capão. “Está um clima ótimo para tomar um banho na Cachoeira da Purificação”, diz rindo. O ponto turístico é considerado como um dos locais mais frios da região do Vale do Capão.


Confira como fica o tempo para esta quinta em alguns municípios
No município de Lençóis, as temperaturas nesta quinta-feira (11) devem registrar mínima de 13°C e máxima 26°C. Para os próximos dias, a previsão varia de 15°C a 30°C. Em Palmeiras, a temperatura mínima chega a 12°C e para os próximos dias a temperatura deve variar entre 13°C e 28°C. Já no município de Piatã, o município mais frio do estado, a mínima pode chegar a 9°C e a máxima 20°C. Para os próximos quatro dias, a temperatura aponta uma variação entre a mínima e máxima de 11°C e 24°C, respectivamente.

Piatã chegou a registrar 8°C na última terça-feira (9). Em Itaberaba, o portal da Chapada Diamantina, também faz frio com temperatura mínima de 16°C para esta quinta. Em Nova Redenção, a mínima é 13°C e a máxima 26°C, e a variação para os próximos dias é de mínima de 15°C e máxima 29°C. Para Itaetê, o tempo fica frio durante a noite e início das manhãs, tendo mínima de 15°C e máxima de 27°C, com variações para os próximos dias entre 15°C e 31°C.


Utinga faz frio e registra 11°C, máxima de 25°C. Nos demais dias sobe para 15°C com máxima de 29°C. Mucugê pode chegar a 12°C nesta quinta, na mínima, e 20°C na máxima. Para os demais dias contará com mínima de 11°C e a máxima podendo chegar a 25°C. Esses dados foram extraídos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Climatempo, ambos tratam de temperaturas nos municípios brasileiros.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp