Índices baixos de criminalidade garantem Mucugê como destino certo para turistas na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Índices baixos de criminalidade garantem Mucugê como destino certo para turistas na Chapada Diamantina

Os baixos índices são consequência de ações planejadas e executadas pelas forças estaduais de segurança na região

Informações Jornal da Chapada
Praça Coronel Douca Medrado (Foto: Caiã Pires/ Guia Chapada Diamantina)
Praça Coronel Douca Medrado (Foto: Caiã Pires/ Guia Chapada Diamantina)

Procurado pelas belezas naturais, históricas e culturais, o município de Mucugê, na Chapada Diamantina, também é muito requisitado por ter baixos índices de criminalidade, um dos principais fatores que a torna um dos destinos mais escolhidos por baianos e turistas. Dados oficiais apontam que, entre os meses de janeiro e maio deste ano, não houve caso de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e de feminicídio no município, repetindo o quadro do mesmo período de 2018.

Os números positivos também se estendem a outras modalidades criminosas, como o de roubo a veículo que não há registro este ano, contra um em 2018 no período. Em relação a roubo a estabelecimento comercial, os números se mantiveram zerados, nos primeiros cinco meses de 2018 e de 2019. Os baixos índices são consequência de ações planejadas e executadas pelas forças estaduais de segurança na região, segundo explicou o comandante de Policiamento da Região da Chapada (CPRC), coronel Valter Araújo.


“Nosso trabalho é voltado principalmente para garantir a tranquilidade dos nativos e turistas, mantendo contato direto com a população, para mostrarmos o quanto ela pode contar conosco”, disse. E concluiu, informando que promove reuniões rotineiras com a Polícia Civil para discutir a melhoria do policiamento na região. “Essa parceria, com certeza, é indispensável”, ressalta.

Já a delegada Veronice Santos da Silva, titular da Delegacia Territorial de Mucugê, garantiu que a comunidade contribui bastante e que, em alguns casos, sinaliza quando percebe situações de perigo ou nota pessoas suspeitas circulando pela cidade. “Nós focamos bastante em ações preventivas, principalmente nos conflitos de terra. Daí procuramos fazer uma mediação com as partes envolvidas, para que o problema seja solucionado de forma amigável”, explica.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp