Identificar o melhor momento para fazer exercícios físicos potencializa os benefícios

Por Pietro Raña/ Pipa comunicação integrada
(Foto: Divulgação)

O hábito de realizar exercícios, colocado em definitivo na rotina das pessoas, não é tarefa fácil! São muitas as variáveis que podem ter influência no engajamento ou evasão e uma delas é o horário que cada pessoa escolhe para treinar. É preciso avaliar o melhor momento do dia para cada indivíduo, junto com um profissional, para que a saúde seja beneficiada e não existam brechas nem desculpas para faltar. “Pode-se relacionar o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como o corpo regula os hormônios, temperatura corporal, ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo isso influencia o quão alerta, ou sonolento, uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia. Portanto essa é uma escolha individual”, explica Guilherme Reis, coordenador geral da rede Alpha Fitness.


Ter um horário fixo facilita a manutenção da rotina de atividades físicas. Há casos em que se exercitar logo cedo ajuda a reduzir as desculpas, existem pessoas que trabalham o dia todo, então a solução é sair imediatamente do trabalho e ir para academia, sem passar em casa. A maioria das pessoas, por uma questão de logística, tende a separar uma parte da manhã ou da noite para fazer seus exercícios físicos. Do ponto de vista fisiológico, no período da manhã, a testosterona – hormônio muito importante no crescimento e manutenção da massa muscular – atinge seu auge no organismo. A acuidade mental também é melhor pela manhã, assim como a memória. Pela tarde, apesar da famosa preguiça pós-almoço, no fim do turno, a adrenalina tende a aumentar, deixando o corpo mais “desperto” e resistente à dor.

Com a chegada da noite, a coordenação, resistência e temperatura corporal são ideais. No entanto, a concentração tende a diminuir gradualmente e a partir das 21 horas, o corpo começa a produzir melatonina, substância responsável pelo sono. “Escolher qual destes horários é o mais indicado para praticar esportes, vai depender do estilo de vida e da rotina de cada pessoa. Mas a escolha bem feita, vai melhorar o prazer e aumentar os resultados”, complementa Guilherme.

Compartilhar Google Plus

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar Whats

0 Comentários:

Postar um comentário