Eclipse lunar mais longo do século ocorre nessa sexta-feira - Ibicoara de Todos

Eclipse lunar mais longo do século ocorre nessa sexta-feira

O eclipse será visível a partir do leste da América do Sul; no Brasil, o fenômeno poderá ser observado parcialmente entre 17h15 e 19h19 (horário de Brasília)

Informações bahia.ba
(Foto: NASA Ames Research Center/Brian Day)

O eclipse lunar mais longo deste século irá ocorrer na noite dessa sexta-feira (27), quando a Terra se colocará entre o Sol e a Lua. A fase total do fenômeno começará às 21h30 (16h30 de Brasília) e terá duração de 102 minutos, ou seja, quase quatro horas.
Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada que lhe confere popularmente o nome de Lua de Sangue.
A Lua vai ganhar esse novos tons porque, no eclipse, o satélite, a Terra e Sol ficarão alinhados, fazendo com que o planeta bloqueie os raios solares que iriam até a Lua. As cores desviadas passam pela atmosfera e, junto com a posição dos astros, criam o efeito avermelhado.

Segundo o astrônomo do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC),  Miquel Serra, ainda que aspecto mais chamativo do fenômeno seja o espetáculo de sua cor, também é útil para que os cientistas possam conhecer melhor o estado da atmosfera terrestre.
O eclipse será visível a partir do leste da América do Sul. No Brasil, o fenômeno poderá ser observado parcialmente entre 17h15 e 19h19 (horário de Brasília).
Segundo a EarthSky, instituto de astronomia nos Estados Unidos, o satélite estará em um ponto mais distante da Terra. Isso significa que ela vai aparecer um pouco menor no céu e vai levar mais de tempo para passar pela sombra do planeta.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp