Incêndio queima o Parque Nacional da Chapada Diamantina na região de Mucugê - Ibicoara de Todos

Incêndio queima o Parque Nacional da Chapada Diamantina na região de Mucugê

Focos de incêndio foram registrados no domingo (4), na região de Mucugê. Brigada voluntária suspeita de fogo criminoso.

Informações G1 BA
Incêndio atingiu parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Mucugê (Foto: Henrique Martins/ Arquivo Pessoal)
Incêndio atingiu parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Mucugê (Foto: Henrique Martins/ Arquivo Pessoal)

Dois grandes focos de incêndio dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Mucugê, têm deixado os moradores em alerta.

Segundo José Antônio Pereira, presidente da Brigada Voluntária Marchas e Combate, que atua na cidade, as chamas tiveram início no domingo (4), entre as localidades de Morro do Miguel e o Monte do Zeca.

Após dois dias, o fogo foi controlado na noite de terça-feira (6), mas as equipes de combate continuam nas localidades atuando no rescaldo para evitar o reacendimento das chamas.


Pereira conta que o incêndio tem características criminosas e que destruiu uma área considerável do parque. "Nos parece que é um incêndio para renovação de pastagem, que tem a ver com a criação de animais. A gente vem cobrando da administração do parque a fiscalização, porque são casos que se repetem. Estamos atuando para enxugar gelo. Não temos ainda a dimensão da área exata da destruição agora, porque acabamos de controlar o fogo".

Pereira acrescenta que a brigada tem atuado, nesta quarta-feira (7), nas ações de rescaldo e monitoramento da área afetada. Além das equipes de Mucugê, também atuam nos trabalhos brigadistas voluntários de Lençóis e Ibicoara.

Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu contato com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o parque. A reportagem também não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp