Segundo ‘sistema solar’ com oito planetas é descoberto pela Nasa

Tal qual o Sistema Solar que abriga a Terra, agora o Sistema Kepler possui, em mesmo número, planetas que orbitam uma estrela

Informações bahia.ba
(Foto: Divulgação/ Nasa)


A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou, nesta quinta-feira (14), a descoberta de um outro sistema planetário com oito planetas orbitando uma estrela, nos moldes do Sistema Solar de que a Terra faz parte. A descoberta de um oitavo planeta, chamado Kepler-90i, foi feita a partir de dados obtidos pelo telescópio Kepler, analisados por um software de inteligência artificial do Google. Além do Kepler-90i, o programa também tornou possível a descoberta de um sexto planeta, Kepler-80g.
Tida como uma das maiores proezas já realizadas pela Nasa, por ser o maior sistema solar já encontrado por uma agência espacial, o achado, que mostra a existência de um sistema solar parecido com o nosso, localizado a 2.545 anos-luz de distância, foi possível graças ao emprego pioneiro da inteligência artificial no espaço: os dados do Kepler já estavam disponíveis, mas faltava entendê-los o suficiente para mostrar a existência do oitavo planeta.
Aparentemente, porém, o recém-descoberto Kepler-90i não é dos mais promissores candidatos a abrigar vida. Cerca de 30% maior que a Terra, o planeta está tão próximo de sua estrela que, a Nasa estima, a temperatura média na superfície ultrapassa os 426 ºC — similar à temperatura que, acredita-se, é registrada em Mercúrio, primeiro planeta do nosso Sistema Solar.
Compartilhar Google Plus

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar Whats

0 Comentários:

Postar um comentário