Ônibus de excursão tomba e deixa cinco mortos na Chapada Diamantina - Ibicoara de Todos

Ônibus de excursão tomba e deixa cinco mortos na Chapada Diamantina

Vítimas seguiam de Itaberaba para Jacobina; há feridos

Informações Correio24horas
Ônibus tomou na via (Foto: Augusto Urgente)
Ônibus tomou na via (Foto: Augusto Urgente)

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras ficaram feridas após um ônibus que transportava passageiros de uma excursão tombar, na manhã desta quinta-feira (12), na BA-421, no trecho que liga os municípios de Mundo Novo e Piritiba.
O veículo da Empresa de Transporte Macaubense (Emtram) saiu de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, por volta das 5h, com destino a Jacobina. A empresa informou que não faz essa linha e que o ônibus foi alugado pelos organizadores da excursão.
A Polícia Militar informou que, por volta das 8h30, policiais militares da 98ª Companhia Independe de Polícia Militar (CIPM/Ipirá) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) foram acionados por populares para atender a ocorrência.
Ao chegar ao local, os policiais acionaram ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que socorreram as vítimas. O número de feridos não foi informado, nem o estado de saúde delas. Uma moradora de Itaberada, que pediu para não ser identificada, informou que a excursão era com destino a um parque aquático em Jacobina e que o ônibus transportava muitas mães com os filhos.
Ainda de acordo com a polícia, inicialmente as vítimas foram encaminharam para os hospitais municipais de Mundo Novo e Piritiba, mas em seguida foram transferidas para unidades de saúde de Feira de Santana.
A Polícia Militar informou ainda que isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a remoção dos corpos, que serão encaminhados para o DPT de Itaberaba e de Jacobina, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública.
Em nota, o prefeito de Itaberaba lamentou a tragédia e informou que o município vai decretar luto de três dias. "Estou profundamente triste com esse acontecimento trágico. Desde cedo estamos dando total apoio aos familiares das vítimas, enviamos equipes para o local, decretamos luto oficial de três dias e de imediato suspendemos as atividades que ocorreriam amanhã. Estamos de prontidão, e que Deus conforte a todos neste momento de dor e comoção", diz a nota. A prefeitura também informou que duas ambulâncias foram encaminhadas para prestar socorro. "O prefeito Ricardo Mascarenhas e o secretário Municipal da Saúde João Rodrigues Jr. estão em contato direto com o prefeito e o secretário Municipal de Saúde da cidade de Piritiba, onde aconteceu o acidente. Neste sentido, já deslocamos para o local do acidente 02 ambulâncias com equipes médicas para o apoio no socorro das vítimas", diz o texto. 
O governador Rui Costa, que estava com agenda programada na cidade nesta sexta-feira (13), também cancelou as atividades. Nas redes sociais, ele lamentou o acidente. "Quero pedir a todos vocês orações pelos baianos que estavam no ônibus que partiu de Itaberaba em excursão a Jacobina e, infelizmente, capotou. O grave acidente aconteceu próximo a Piritiba. As equipes de socorro e salvamento estão mobilizadas. Vamos fazer uma corrente de pensamentos positivos e orações. Deus esteja conosco!", postou.
A programação incluia a inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e a entrega da primeira etapa da reforma das instalações da sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR/Chapada) e da sede da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Chapada).
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp