Procissão do Senhor dos passos encerra festejos do padroeiro dos garimpeiros de Lençóis - Ibicoara de Todos

Procissão do Senhor dos passos encerra festejos do padroeiro dos garimpeiros de Lençóis

Tradição reúne devotos e manifestações culturais típicas da Chapada Diamantina

Por: Tássia Correia - Assessoria de comunicação
Secretaria de Turismo e Cultura de Lençóis
(Foto: Lucas Miranda)

No próximo dia 2 de fevereiro (quinta-feira), acontece em Lençóis (BA) a grande procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. A festa em homenagem ao santo padroeiro dos garimpeiros é considerada uma das maiores tradições da Chapada Diamantina ligada à cultura garimpeira, e atualmente está em processo de registro como patrimônio cultural imaterial nacional.

(Foto: Lucas Miranda)
Desde o dia 31 de janeiro, ruas e praças do centro histórico são enfeitadas com bandeirolas e palhas de coqueiros. No dia 1º de fevereiro, é realizada uma alvorada com grande queima de fogos, distribuição de bandeirolas e cortejo acompanhado pela Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis. 

O ápice da festa acontece no dia 2 de fevereiro, com realização de Missa Campal às 10h e a Procissão, no final da tarde. A Sociedade União dos Mineiros, grupo de baianas, Marujada, Reisado dentre outras manifestações culturais de Lençóis se unem a uma multidão de devotos que acompanham todo o ritual pelas principais ruas do Centro Histórico de Lençóis.

(Foto: Lucas Miranda)
História - O dia 2 de fevereiro marca a chegada da imagem do Senhor dos Passos a Lençóis, em 1852. Após um longo percurso marítimo e fluvial, de Portugal a Salvador, em seguida até a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a imagem seguiu pelo Rio Paraguaçu e depois pelo Rio Santo Antônio, até o porto fluvial a cerca de doze quilômetros de Lençóis. Consta que a imagem foi recepcionada e levada em procissão pelos garimpeiros até Lençóis, onde foi construída uma Capela em 1855 para abrigá-la. 


PROGRAMAÇÃO


Dia 01/02
5h – Alvorada com queima de fogos e execução do Hino ao Senhor dos Passos, distribuição de bandeirinhas do garimpeiro. Saída do cortejo do Santuário de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, pelas principais ruas do Centro Histórico de Lençóis

19h30 – Missa e novena no Santuário de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. Noite dos Garimpeiros.

Dia 02/02
10h – Missa Campal
17h – Procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos pelas principais ruas do Centro Histórico de Lençóis.

(Foto: Lucas Miranda)

(Foto: Lucas Miranda)

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp