Dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos
Informações bahia.ba(Foto: Divulgação / PF) |
Uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (25) investiga uma suspeita de esquema de desvio de recursos federais do transporte escolar no município de Malhada de Pedras, no sul da Bahia. Dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Alagoinhas, Itagibá e São José do Jacuípe, além de Malhada. O prejuízo estimado é de, pelo menos, R$ 3 milhões.
A ação integrada, denominada Operação Vigilante, é comandada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização, Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal.
Durante as investigações, foram identificadas fraudes em licitação para contratação de empresa vinculada a gestores municipais; superfaturamento mediante adulteração de quilometragem de linhas percorridas; e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida.
Compartilhar WhatsApp