Exame prático do Detran vai ter protótipo de bicicleta - Ibicoara de Todos

Exame prático do Detran vai ter protótipo de bicicleta

Medida visa a diminuir os acidentes entre veículos motorizados e não motorizados; previsão é de que projeto comece ainda este ano

Informações bahia.ba
(Foto: Fotos Públicas/Detran)
Protótipos de bicicletas serão implantados no percurso feito por condutores, durante os exames práticos de direção na Bahia. O anúncio foi feito durante as atividades da Semana Nacional de Trânsito, por membros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A novidade foi comemorada pelo técnico em segurança do trabalho Bartolomeu Lima, 50 anos, que costuma fazer o percurso entre os bairros de Marechal Rondon e a Barra, em Salvador, de bicicleta. Ele disse que não trocaria a bike por um carro, mas admite que enfrenta grandes dificuldades para pedalar na capital baiana. “O nosso espaço não é respeitado e a qualquer momento podemos sofrer um acidente”, reclama.
A engenheira industrial e representante da WRI Brasil – Cidades Sustentáveis, Rafaela Machado, alerta sobre falhas no modelo do sistema cicloviário do país. “Não podemos transformar as nossas cidades em locais onde não possamos ter falhas humanas, porque a nossa infraestrutura precisa prever as distrações no trânsito. Nenhuma vida deve ser perdida nesse sentido. Outro ponto importante é a diminuição da velocidade nas vias urbanas, que precisa ser revista, além da divisão do espaço, de forma igualitária, entre todos que compõem o trânsito”, comenta.
A previsão do Detran é de que a nova medida seja adotada ainda em 2016.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp