Justiça bloqueia WhatsApp por 72 horas; começa nesta segunda - Ibicoara de Todos

Justiça bloqueia WhatsApp por 72 horas; começa nesta segunda

As cinco operadoras - TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel - informaram que vão cumprir determinação; bloqueio começa às 14h

De bahia.ba com informações da Folha de São Paulo
(Foto: Reprodução)

A partir das 14h desta segunda-feira (2), o WhatsApp para de funcionar em todo o Brasil. A medida é uma determinação da Justiça para que as operadoras de telefonia fixa e móvel bloqueiem o serviço de mensagens instantâneas por 72 horas. A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE).
As cinco operadoras – TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel – informaram que vão cumprir a determinação. Em caso de descumprimento, estarão sujeitas à multa diária de R$ 500 mil.
Esta não é a primeira vez que o aplicativo é bloqueado no país. Em dezembro de 2015, a Justiça determinou o bloqueio por 48 horas do aplicativo devido a uma investigação criminal. No entanto, a decisão não durou 48 horas.
Em dezembro de 2015, as autoridades que investigam o bloqueio conseguiram autorização judicial para que o WhatsApp quebrasse o sigilo de dados trocados pelos investigados via aplicativo, mas a empresa não liberou as informações solicitadas. O bloqueio, nesse sentido, seria uma represália. Já em fevereiro deste ano, outro caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil, para forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do estado relacionadas a casos de pedofilia.
A decisão foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas telefônicas.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp